Preparação visa colocar o ensino de empreendedorismo ao alcance de todas as escolas da rede. Iniciativa de aderir ao JEPP foi do prefeito Marden Júnior e começou em 2020, com apenas 5 escolas. Esta semana, professores, coordenadores e diretores de escolas, estiveram envolvidas na formação para conhecer estratégias transversais, utilizando conteúdos de disciplinas específicas como geografia ou matemática para falar de empreendedorismo. Secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Serviços estão à frente da parceria com o Sebrae

Aconteceram esta semana cursos para formação de professores da Rede Municipal de Ensino de Trindade com o objetivo de levar o ensino de empreendedorismo para todas as escolas da rede no ano letivo de 2023. Desde 2020 a Prefeitura de Trindade fez parceria com o Sebrae/GO para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), e agora quer atingir toda a rede.

Quase 300 pessoas, entre professores, coordenadores e diretores de escolas, estiveram envolvidas na formação que visa conhecer temas que podem abordar o empreendedorismo de forma transversal, utilizando conteúdos de disciplinas específicas como geografia ou matemática, por exemplo e que são replicados entre os educadores nas unidades.

Entre os temas estão descobertas sensoriais como perfumes, aromas, temperos, ou produção de brinquedos ecológicos, produções culturais criativas, soluções sustentáveis, até noções tecnológicas e de robótica empreendedora.

A adesão ao JEPP foi iniciativa do prefeito Marden Júnior e iniciou com a capacitação e aplicação em apenas 5 escolas municipais em 2020. Agora, em 2023, dos quase 15 mil alunos da rede, apenas os alunos do 5º e 9º anos não vão participar e somente porque estarão envolvidos com as provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), evitando sobrecarga de atividades. Todos os demais alunos da rede municipal terão acesso aos conteúdos do empreendedorismo.

Em Trindade o JEPP envolve parceria do Sebrae com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e com a Secretaria de Educação.

Cleonice Silva, gerente do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/GO destaca que a parceria com a prefeitura de Trindade tem evoluído a cada ano, superando as dificuldades do primeiro ano, marcado pela pandemia de Covid-19 e o ensino remoto. “Aprendemos muito, e a adesão do prefeito, o envolvimento dos secretários, professores e estudantes de Trindade foram decisivos”, citou a gerente.

Gustavo Queiróz, secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Trindade enfatizou que a palestra desta quinta-feira mostrou a importância do JEPP nas unidades municipais. “Esse ano, com nova roupagem, todas os alunos da rede municipal terão acesso aos conteúdos que despertam o empreendedorismo desde a infância”, observou.

O secretário de Educação de Trindade, Sérgio Sanches, explicou a importância de realizar a preparação do pessoal envolvido na ampliação do programa no município, “inserindo na formação uma competência que assume cada dia mais uma grande importância”. Ele ressaltou que as unidades vão receber materiais específicos para professores e alunos, com consultoria do Sebrae. “Estamos cumprindo as bases curriculares que estabelecem também conteúdos da educação empreendedora”, finalizou.

Professora do 3º ano da Escola Municipal Maria Gonçalves Marques, no Setor Ipanema, Cristiana Tófolo Ferreira estava entusiasmada. “Há uma grande expectativa porque os alunos já tinham despertado para desenvolver ações empreendedoras, mas agora, com o aperfeiçoamento dos professores em cursos vamos atender a expectativa de quem está na idade de desenvolver, de criar, com vontade de crescer, de fazer as coisas”, frisou a professora.