Programa Recicla Óleo, realizado em parceria entre secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento e Mundi Ambiental, garante 1 vasilhame de detergente para cada litro de óleo de cozinha usado. Qualquer pessoa ou estabelecimento comercial pode participar. Ação ajuda a proteger o meio ambiente do descarte irregular de óleo usado

A Prefeitura de Trindade fez, em um só estabelecimento, nesta segunda-feira (21/11), a troca de 50 litros de óleo de cozinha usados por 50 frascos de detergente (500mls). Trata-se de ação do Programa Recicla Óleo que, em abril próximo, completa dois anos.

Os galões de óleo usado foram entregues pelo Hotel Ligori, uma das empresas de Trindade que aderiram ao programa, iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento apoiada pela empresa Mundi Ambiental, especializada no descarte consciente de óleo de cozinha.

O Chef de cozinha do hotel, Carlos Alexandre, observa que o consumo de óleo de cozinha no estabelecimento é muito elevado. “São realizadas muitas frituras, e gorduras que sobram do preparo de carnes, que saem como óleo usado nos galões, enquanto recebemos o detergente para usar na limpeza”, frisou.

Ele ainda lembrou que isso evita o descarte inadequado do óleo no lixo ou na pia da cozinha, “ajudando o meio ambiente”.

O superintendente da secretaria, Eduardo Bueno, reforçou a importância de parcerias como a celebrada com o hotel, citando que a troca pode ser feita nos ecopontos instalados nas secretarias municipais de Agricultura, Saúde, e Assistência Social.

Qualquer pessoa ou estabelecimento comercial pode procurar estes locais para descartar o óleo de cozinha usado, lembrando que é preciso ser mais de um litro, o que gera 1 vasilhame de detergente.