Rã de espécie possivelmente não conhecida foi identificada durante pesquisas de campo para o livro, que duraram 14 meses. Prefeito Marden Júnior determinou publicação da edição científica dentro da estratégia para Trindade negociar créditos de carbono. Secretário do Meio Ambiente, Roberto Badur, informa publicação também de artigo em revista científica Vita et Sanitas, elaborado pelo Doutor em Biologia Hélio Pinheiro, que coordenou pesquisa em 40 hectares de Cerrado

Iniciativas da Prefeitura de Trindade conectaram três fatos de grande importância para o meio ambiente: a descoberta de uma espécie de rã que aguarda ser identificada, a publicação inédita de um artigo numa revista científica, a Vita et Sanitas, e a edição do livro “Levantamento da Biodiversidade do Bioma Cerrado”, com publicação já autorizada pelo prefeito Marden Júnior.

A descoberta da possível nova espécie de rã foi notificada pelos pesquisadores que aguardam confirmação se o anfíbio encontrado em área de preservação de Trindade ainda não foi realmente catalogado, como acreditam os pesquisadores. É o que informa o secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur.

O artigo Ecological study of the conservation unity Estação Ecológica Barro Preto, in the municipality of Trindade – GO, foi o primeiro da cidade a ser indexado em uma publicação científica com Qualis e acesso internacional.

O artigo é um extrato do livro que aborda a biodiversidade trindadense, e foi redigido pelo Doutor em Biologia Hélio Pinheiro. Após submissão, foi aceito para publicação e em breve poderá ser lido no link  https://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas .

Hélio Pinheiro é assessor técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também orienta os acadêmicos de Biologia do Centro Universitário Goyazes – UniGOYAZES (UNIGY), com quem a Prefeitura de Trindade fez convênio para a pesquisa que resultará no livro.

De acordo com ele, a revista Vita et Sanitas atua com Open Journal Systems, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, sob licença GNU General Public License. Seus indexadores são Latindex, DOAJ Directory of Open Access Journals, OAJI.net Open Academic Journals Index e PKP Index. Com isso, Trindade agora tem referencial bibliográfico sobre seu ecossistema inserido no universo internacional de divulgação científica.

“Durante 14 meses as equipes estudaram as florestas de cerrado de Trindade com nascentes ou veredas preservadas, cobrindo uma extensão de aproximadamente 40 hectares”, informa Roberto Badur.

Assim foi possível, por exemplo, identificar quantidades e espécies naturais ou não originárias, como um número muito elevado de cipós e árvores fruto da intervenção humana, como eucaliptos de plantios inadequados em meio à florestas de Cerrado predominante. O foco, diz ele, foi “conhecer o meio para preservá-lo”.

Com esse intuito, foram levantadas as proporções de cada espécie para a composição do bioma nas áreas pesquisadas, levando os pesquisadores a apurar também quais alimentos são ofertados e a correlação desta oferta com a fauna identificada.

Ou seja, destaca o secretário de Meio Ambiente, Trindade agora tem “um modelo” para monitorar e projetar a flora e a fauna em suas áreas públicas dentro de uma perspectiva real de aplicação com sustentabilidade.

Versão lúdica

Além disso, paralelo ao livro científico, o município também vai publicar um livro de mesa. “Este será uma versão lúdica, com ilustrações fotográficas sobre a vida cotidiana de Trindade, e a forte presença do meio ambiente neste contexto”, completou.

Todo este investimento, considerado inédito na história da Prefeitura de Trindade, diz Badur, é mais um esforço da atual gestão para integrar o processo da Estratégia Global do Meio Ambiente, aprovada em Glasgow (COP26-2021).

Por fim, ele relata que, primeiro, a cidade resolveu a questão dos resíduos sólidos construindo um aterro sanitário modelo. Agora realiza um levantamento dos ecossistemas. Na sequência, cita, “um inspetor da ONU será convidado para orientar a candidatura de Trindade a negociar créditos de carbono no mercado internacional”.

Clique nas imagens da Galeria de Fotos!!!!