A prefeitura de Trindade decretou luto por três dias em virtude da morte do padre Jesus Flores, que pertencia à Congregação do Santíssimo Redentor no município. O prefeito Marden Júnior destacou que o religioso, um grande devoto do Divino Pai Eterno, era um missionário exemplar e também desenvolvia um respeitável trabalho como jornalista da Rádio Difusora.

O padre redentorista morreu no sábado, no Hospital do Coração, em Goiânia, onde estava em tratamento de Covid-19, mas teve o estado de saúde agravado por conta de uma comorbidade cardíaca. Padre Jesus, como era mais conhecido, tinha 88 anos de idade.

Na manhã de domingo, o prefeito, familiares dele e alguns secretários municipais, fizeram parte do cortejo de veículos para o enterro do padre, que seguiu as orientações sanitárias e foi restrito, sem velório.

A parte festiva do evento de ciclismo XCO, que estava prevista para a manhã de domingo, foi suspensa por determinação do prefeito.

Pessoalmente, ele explicou aos presentes no evento, realizado no Céu das Artes, a alteração na agenda pela importância da perda do missionário para a vida de Trindade. “Nos deixou este final de semana um sacerdote que era referência, que dedicou a vida à missão religiosa, que foi também um grande jornalista, um protagonista na política mostrando que é a ausência de pessoas de bem que favorece a presença de pessoas do mal na vida pública”, afirmou em rápida declaração.

Na Comunicação Social, o religioso era profundamente ligado à história da Rádio Difusora, atual Rádio Difusora Pai Eterno, e foi um dos fundadores da Rede Católica de Rádio. Leia a mensagem de Marden Júnior enviada à Rádio Difusora:

“Padre Jesus tem um significado muito importante não só para Trindade, mas para o Estado e para o Brasil como um todo. Ele, com sua voz forte, com gestos autênticos, jamais deixou de discutir qualquer tema que fosse de interesse do povo, das pessoas, do bem comum, inclusive na política. Como sacerdote, temos um exemplo íntegro de um sacerdote que, com certeza, cumpriu sua missão na vida pública, a qual sempre amou e onde sempre se posicionou, nunca ficando ausente das discussões, seja quais fossem. Também deixou legado de que vale a pena viver a vida de forma intensa, discutindo todos os temas, com opinião própria, mas também sabendo ouvir. Dessa forma, padre Jesus entrou no coração de muitos trindadenses, goianos e brasileiros. Para nós fica o exemplo de um homem que construiu dentro da cidade de Trindade, dentro do Estado de Goiás, e do Brasil, uma imagem digna de realmente ser exemplo para todos nós que aqui ficamos”.

Acompanhada do esposo, o senhor Marden Aguiar, pai do prefeito, a primeira-dama de Trindade e mãe de Marden Júnior, dona Dorinha, também lamentou a morte do religioso. Ela lembrou que este ano mesmo ele fez questão de gravar seus depoimentos para a Agência de Comunicação da Prefeitura, nas duas vezes em que se vacinou. “Ele estimulava todos a também se cuidarem, a tomarem a vacina”.

Padre Jesus era um defensor da vacinação em massa contra a Covid-19 e tomou as duas doses do imunizante entre fevereiro e março, quando, emocionado, criticou duramente falhas na elaboração e condução da política nacional de imunização. Na foto que ilustra esta página, ele acabara de receber uma das doses e recebia o cumprimento do prefeito por isso.

O presidente da Agecom de Trindade, jornalista Urias Júnior, também lamentou a lacuna aberta no jornalismo goiano com a morte de Padre Jesus Flores. “O jornalismo está de luto e mais pobre hoje”, afirmou.