“Pelas mãos dedicadas dos professores da rede, surgem talentos que vão dar frutos no futuro, seja no Enem, no ingresso em uma faculdade. Então, um concurso para crianças é oportunidade, é semente para esse futuro”, declarou a Madrinha da Educação, Rouane Azevedo, que representou o prefeito Marden Júnior na entrega dos prêmios. Tinham sido inscritos 2.900 trabalhos de estudantes do Ensino Fundamental de Trindade. Dez alunos da Rede Municipal de Ensino ganharam bicicletas. Confira os ganhadores

Foi divulgado pela Prefeitura de Trindade nesta quinta-feira (17/11) o resultado da edição de 2022 do Concurso Literário Arleno Mendanha. Dez alunos da Rede Municipal de Ensino ganharam bicicletas pelos melhores trabalhos em quatro modalidades, sendo 3 de redação e 1 de desenho, entre 2.900 trabalhos inscritos.

A Madrinha da Educação, Rouane Azevedo, representou o prefeito Marden Júnior na cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva. Ela enfatizou que, “pelas mãos dedicadas dos professores da rede, surgem talentos que vão dar frutos no futuro, seja no Enem, no ingresso em uma faculdade. Então, um concurso para crianças é oportunidade, é semente para esse futuro”.

Prova disso esteve na declaração da primeira colocada em Redação entre alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, Nauany Fernanda Borges dos Santos. Aos 14 anos de idade, a estudante da Escola Municipal Tabelião Augusto Costa disse que passou a pesquisar sobre a história de Trindade para escrever a redação.

“Me senti muito realizada por ter participado desse projeto do governo de Trindade. Aprendi muita coisa que antes eu desconhecia sobre a cidade”, revelou ela. Assim como os demais participantes, Nauany e foi surpreendida com prêmios em bicicleta. Professores e diretores dos campeões receberam vouchers de visitante doados pelo Arca Parque por sua dedicação.

A realização do concurso, que está na segunda edição, é das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação, com o envolvimento da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes que foi responsável por analisar os trabalhos inscritos.

Warley Lopes, secretário de Cultura e Turismo lembrou que, ao mesmo tempo em que enaltece a cultura da cidade, com as redações, “este concurso também premia as crianças da rede municipal de Educação que assim são estimuladas a valorizar o que há de melhor na cultura e literatura de Trindade”.

Ele lembrou ao público que prestigiou o evento, que Arleno Mendanha, que em 2022 faria 100 anos, foi o maior expoente literário de Trindade. Por outro lado, anunciou que a Prefeitura está preparando outro concurso para o início de 2023, desta vez homenageando o médico Edilberto Marcolino.

Sérgio Sanches, secretário de Educação de Trindade, destacou a participação de professores e diretores para o sucesso do concurso. “A construção de um mundo melhor, através do conhecimento, deve ser coletiva, deve envolver diferentes e diversas iniciativas”, disse ao público.

Também o idealizador do concurso, o professor Bento Fleury, discursou agradecendo ao município “por manter e dar visibilidade à iniciativa” e aos professores por se envolverem tanto, “estimulando as crianças de Trindade a pensarem sua cidade”.

Representando a Câmara Municipal, o líder do governo no Legislativo, Pastor Zeca, enfatizou a importância estratégica da atuação parlamentar, citando vereadores presentes, para o sucesso de projetos do Executivo, como a própria realização do concurso. O deputado eleito por Trindade, Cristiano Galindo prestigiou a premiação. Também estiveram no evento vários secretários municipais e convidados.

Vencedores do Concurso Literário Arleno Mendanha / Edição 2022

Modalidade I – Desenho – 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Maria Eduarda Vieira de Araújo – 2º ano E – Vespertino. Escola Municipal Almiro Pereira da Silva (Extensão) – Professora: Rosemary Valeriano Martins. Diretora: Josiane de Carvalho Maia. Setor Maysa III.

2º lugar – Emanuel Cardoso da Silva – 2º ano A – Matutino – Escola Municipal Maria Aparecida Marques (Extensão I) – Professora: Roberta Guimarães – Diretora: Maria Martins. Setor Maysa II.

3º lugar – Eliza Albuquerque Silva – 4º ano B – Matutino – Escola Municipal Professora Messias Bittes Leão – Professora: Jossineth Soraya Bastos. Diretora: Alessandra Cintra de Oliveira – Vila Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

Modalidade II – Redação – 5º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – João Vithor Souza Oliveira – 5º ano E -Vespertino – Escola Municipal Professora Selma Ferreira dos Santos. Professora: Nilian Guillarducci. Diretora: Izabel Lourenço Margarida. Setor Vida Nova.

2º lugar – Pabline Vitória Moreira Lopes – 5º ano A – Matutino – Escola Municipal José Felício Sobrinho – Professora Maria da Silva Reis – Diretora: Joelice Ferreira Castro – Jardim Marista.

3º lugar – Sophia Cardoso Torrano – 5º ano A Matutino – Escola Municipal Cirandinha. Professora: Patrícia Vellasco. Diretora: Dayane Almeida – Setor Ana Rosa.

Modalidade III – Redação – 7º ano do Ensino Fundamental

1º lugar: Andressa Rosa da Silva Silveira – 7º ano C – Matutino – Escola Municipal Antonio Lopes Fonte Boa. Professora: Thatyane Britto. Diretora: Elizângela Couto. Setor Palmares.

2º lugar – Helena de Araújo Gouveia – 7º ano C – Vespertino – Escola Municipal Tabelião Augusto Costa – Professora: Luciana Mesquita Mendes. Diretora: Tatiana Mara Souza – Setor Pontakayana

Modalidade IV – Redação – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Nauany Fernanda Borges dos Santos – 9º ano A – Matutino – Escola Municipal Tabelião Augusto Costa – Professora: Elisângela Gomes – Diretora – Tatiana Souza – Setor Pontakayana.

2º lugar – Lavínea Rmmanuelly Gomes – 8º ano B – Matutino – Escola Municipal Tabelião Augusto Costa – Professora – Reny de Souza Moraes – Diretora – Tatiana Souza – Setor Pontakayana.