Campanha Faça Bonito marca o mês de maio em todo o país. Em Trindade, Secretaria de Assistência Social realiza atividades para mobilizar pais e responsáveis sobre riscos do abuso e exploração sexual infantil. “Não é só o poder público, a saúde e a unidade escolar. Isso é papel de toda comunidade”, diz secretária Gabriela Alves

Ação de Conscientização Faça Bonito / Foto: Eliane Rodrigues Leão

A Prefeitura de Trindade realizou, nesta quinta-feira, (18/05), ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades voltadas para esse tema tiveram início no começo do mês com palestras realizadas nos Cras Laguna Park, Pai Eterno e Marcelo Barbosa. Nestas unidades, as comunidades atendidas participaram de encontros com psicólogas.

O objetivo é que a população esteja consciente que é preciso coibir a violência. “Fazemos tudo para que a comunidade tenha consciência de que precisamos proteger nossas crianças. Não é só o poder público, a saúde e a unidade escolar. Isso é papel de toda comunidade”, diz a secretária de Assistência social, Gabriela Alves.

Uma mãe relatou situação que aconteceu dentro de casa. Hoje entende muitos sinais que estavam à frente, mas que não percebia. “Eu já passei por um episódio muito triste na família, e precisamos proteger nossas crianças”, afirma.

“Eu falo para as mães para olhar quem coloca dentro de casa. É bom ter um companheiro, mas a criança é mais importante. Os pais precisam abraçar os filhos porque, se não fizer isso, o mundo abraça e vai ser muito pior”, conta essa mãe que participou de uma palestra realizada pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Uma diarista no Cras Marcelo Barbosa foi vítima de violência sexual quando criança. Hoje, com 33 anos, é mãe e relatou a importância de proteger os filhos. “É muito importante essas palestras para nós aprendermos e ainda levar para nossas crianças. A gente precisa aprender a se proteger. Ensino isso para meus filhos porque sofri muito”, relata.

A psicóloga Verônica Chaves Marques falou sobre buscar informações, e conhecimento sobre os diferentes tipos de abusos que existem. “Muitas pessoas nem sequer sabem que estão passando por uma situação de abuso ou exploração sexual. A partir dessas palestras e mais informações vão ter mais clareza de ideia e vão chegar a pessoas que, de fato, podem ajudar”, conclui.

Além das palestras nos Cras, a Secretaria de Assistência Social realizou panfletagens em sinais de trânsito, fez a entrega de folhetos informativos no comércio local de Trindade e em diferentes locais que reúnem muitas pessoas.