PREFEITURA REALIZA PALESTRA COM TEMA “CULTURA DO POVO CIGANO E SUAS TRADIÇÕES”, NO CRAS PAI ETERNO


Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, palestra é ministrada por representantes da comunidade cigana de Trindade. Moradores que não conheciam a cultura puderam tirar dúvidas e conhecer a história desse povo que “está aqui desde o início da nossa cidade, e que ajudou na construção”, diz coordenadora do Cras, Ariane Leite

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, na segunda-feira (23/05), palestra com o tema “Cultura do povo cigano e suas tradições”, para moradores cadastrados no Cras Pai Eterno.

A palestra foi ministrada por representantes da comunidade cigana de Trindade.

De acordo com Ariane Leite, coordenadora do Cras Pai Eterno, a proposta da secretaria de Assistência Social é de quebrar tabus culturais, ao levar conhecimento sobre as tradições para a população. “É um trabalho de ‘formiguinha’, pois quem assistiu a palestra vai levar o que aprendeu para suas famílias”, destaca.

“O Cras é a casa das famílias, e acho que o ponto principal diante disso é de a gente conseguir quebrar algumas resistências culturais que ainda existem”, explicou Ariane.

Para a coordenadora do Cras “aprender nunca é demais”. Durante a palestra, os moradores que não conheciam a cultura cigana puderam tirar dúvidas e conhecer a história desse povo que “está aqui desde o início da nossa cidade, e que ajudou na construção”, disse.

De acordo com Ariane Leite, essa convivência “está totalmente enraizada na nossa cultura trindadense”.

O cigano Júlio César Moura, foi um dos palestrantes que dividiu suas histórias de vida e conhecimento como parte da comunidade. Ele relatou que até os dias atuais eles ainda sofrem com tabus e preconceitos.

“É muito importante a gente passar o nosso conhecimento para a sociedade, porque sofremos muito preconceito”, afirmou Júlio César.

Ele relembrou que, em 2021, a Prefeitura de Trindade também realizou essa palestra para a população usuária do Cras. O cigano destacou que as políticas públicas em relação a cultura e tradição cigana são essenciais. “É muito importante a ação da prefeitura, isso é muito bom e está de parabéns”, disse Júlio.