PREFEITURA REÚNE SALA DE GESTÃO INTEGRADA PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO E SEGURANÇA DURANTE ROMARIA 2022 EM TRINDADE


Município e forças de segurança pública debatem mecanismos para garantir melhor atendimento em casos de emergência durante os dez dias de festa. Em face da pandemia de Covid-19, foram dois anos com evento em formato virtual. Para 2022 são esperados cerca de 5 milhões de fiéis, o que será a maior Romaria do Divino Pai Eterno de todos os tempos

Os integrantes da Sala de Gestão Integrada sobre a Romaria do Divino Pai Eterno de 2022 estão definindo a criação de rotas emergenciais seguras para melhorar o trânsito e garantir um atendimento rápido a romeiros que, porventura, precisem de auxílio médico ou de segurança. A Prefeitura de Trindade realiza semanalmente uma reunião da Sala de Gestão Integrada para mapear gargalos e indicar soluções visando que fiéis sejam bem recebidos durante a Romaria do Divino Pai Eterno 2022.

 

Na última segunda-feira (09/05), participaram representantes da gestão municipal por meio do Gabinete do Prefeito Marden Júnior, das secretarias de Indústria, Comércio e Serviços; Habitação e Regularização Fundiária; Segurança Pública; Comunicação e Superintendência Municipal de Trânsito.

 

O Governo do Estado de Goiás também participa da organização do evento, principalmente ao enviar as forças de segurança pública: polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

 

Para este ano são esperados cerca de 5 milhões de romeiros nos dez dias. Devido ao grande volume de romeiros, a segurança está sendo pensada nos detalhes para garantir que esta seja a maior Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno de todos os tempos. Em face da pandemia de Covid-19, foram dois anos com a festa em formato virtual.

Durante a última reunião da Sala de Gestão Integrada foram discutidos temas como a criação de rotas emergenciais seguras que vão garantir um atendimento rápido a romeiros que, porventura, precisem de atendimento médico ou de segurança nas ruas e avenidas da cidade.

 

Outro assunto foi o fechamento de ruas para veículos onde o tráfego de pedestres será intenso, como nos anos anteriores. Outra preocupação é restringir a circulação de caminhões em ruas e avenidas de Trindade durante os 10 dias da Romaria.

 

O tenente-coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sugeriu a criação de áreas de isolamento estratégicas em locais de grande aglomeração.

 

“Precisamos ter locais onde o tráfego será facilitado para que, caso um romeiro tenha algum mal-estar físico, possamos retirá-lo com a maior rapidez possível. Assim é possível fazer o melhor atendimento até que possamos chegar a uma unidade de saúde especializada”, pontuou o bombeiro.

 

O delegado regional adjunto da Polícia Civil, Eraldo Augusco, participou, pela primeira vez, da reunião. Conheceu toda a estratégia que está sendo montada para garantir segurança aos romeiros e moradores de Trindade.

 

“Um evento tão grandioso como esse gera responsabilidade e a preocupação de integrar, ao máximo, todas as forças de segurança para um planejamento também grandioso”, afirma Eraldo Augusco.

 

“As rotas para a saída rápida de pessoas que estejam passando mal ou vítima de algum tipo de violência são fundamentais e estamos estudando a fundo esse tema. Além destes encontros aqui na prefeitura, também estão sendo realizadas reuniões entre nossos agentes”, explica o delegado regional adjunto da Polícia Civil.

 

A união de todos os envolvidos na organização é ressaltada pela Polícia Militar. “Temos a total segurança de direção defensiva para a necessidade de escoamento em casos de emergência. Essa troca de experiências com as demais forças de segurança e a Prefeitura de Trindade vai nos permitir o sucesso de mais uma Romaria em Trindade”, destaca o tenente-coronel Daniel Gomes, subcomandante do 22º BPM.

 

O presidente da Sala de Gestão Integrada e chefe de gabinete do prefeito Marden Júnior, Rodrigo Bueno, já deixou marcado para a próxima semana um novo encontro entre as forças de segurança e secretarias envolvidas diretamente na organização da Romaria.

 

“Agora é unir o máximo de esforços para realizar a maior romaria da história de Trindade de uma forma segura não só para quem vem a nossa cidade, mas também para os moradores. Estamos atentos a cada detalhe”, conclui Bueno.