PROGRAMA CONSULTÓRIO NA RUA FOI DIFERENCIAL NO TRATAMENTO DE EX-MORADOR DE RUA COM TUBERCULOSE


17 de novembro é a data nacional voltada para combate à doença, que afeta 70 mil pessoas no Brasil por ano, e resulta em 4,5 mil mortes neste período, alerta Ministério da Saúde

17 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, e tem como objetivo alertar sobre os sintomas e a prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões sofrem de tuberculose a cada ano, e no Brasil, o número é de 70 mil novos casos anuais, o que resulta em 4,5 mil mortes por ano.

A quantidade de casos da doença no Brasil revela a importância da prevenção e do tratamento. Em Trindade, o programa Consultório na Rua foi fundamental para que a história de Fábio Martins de Souza com a tuberculose terminasse bem.

Para Fábio, o cuidado da equipe especializada foi mais do que uma virada de chave em sua saúde. “São pessoas dedicadas, que se preocupam muito com a gente. Eles não desistem, sempre atenciosos, amigos demais”, afirma.

Diagnosticado enquanto vivia em situação de rua, Fábio contou com a atenção da equipe do programa e de familiares para aderir ao tratamento.

“Hoje ele aceita a doença e a gente está tendo cem por cento de sucesso no tratamento”, declara a psicóloga Hamanda Teixeira.

Após o diagnóstico da tuberculose, Fábio foi acolhido pela dona Iraci Pereira de Andrade, mãe de sua ex-mulher, que se declara muito feliz com a melhoria na saúde do ex-genro. “Só tenho a agradecer”, afirma.

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e afeta os especialmente os pulmões, podendo atingir também outros órgãos e sistemas do corpo humano.

Pode ser transmitida de uma pessoa para outra, pela fala, espirros ou tosse. A doença pode ser favorecida por má-alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas e outros fatores que causem baixa imunidade.