Iniciativa da Prefeitura de Trindade completa nove anos em 2024. Permite que pacientes acamados ou que dependem de outras pessoas recebam atendimento na própria residência. Equipe multidisciplinar é formada por médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal. “Queremos sempre levar mais qualidade de vida a todos esses moradores”, destaca secretário de Saúde, Gustavo Queiróz
O Programa Melhor em Casa vai completar nove anos em outubro de 2024. É uma longa caminhada de muito trabalho disponibilizado pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os atendimentos são realizados na casa de pacientes acamados ou sem mobilidade e que dependem de uma outra pessoa para os cuidados diários. A equipe multidisciplinar é formada por médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal.
Para ter acesso programa, um dos familiares deve ir até uma UBS (mais próxima da residência) e solicitar uma visita. O médico vai até a casa para verificar se o perfil atende aos requisitos do atendimento. Se o paciente encaixar, será estabelecido o protocolo para o caso, com o número de visitas mensais e quais profissionais da equipe.
Após agendada a visita, os profissionais se dirigem até o endereço onde se paramentam com aventais descartáveis, toucas e outros itens de proteção para evitar contaminação do paciente e da equipe.
O atendimento médico é feito uma vez por mês. Porém, se houver necessidade ou urgência, o cuidador deve ligar para o programa e pedir auxílio. O profissional médico é disponibilizado em até 24 horas. O fisioterapeuta vai até a residência de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade.
O nutricionista faz o acompanhamento da seguinte forma: o paciente que alimenta via oral recebe visita a cada 15 dias e aquele que necessita de sonda recebe o profissional toda semana. Fonoaudióloga e psicóloga vão uma vez por semana em todos os casos. A Secretaria da Saúde ainda fornece para pacientes do Melhor em Casa fralda (com solicitação médica), dieta enteral para paciente com sonda, suplementos (caso necessário), insumos (atenção assistida) e a cama hospitalar para pacientes com sonda.
O trabalho é diário porque a procura é grande. A capacidade de atendimento é de 170 pacientes, e atualmente já são 173. “Nosso objetivo é atender com qualidade. Por isso, temos um número dentro da capacidade da Secretaria de Saúde. É muito gratificante ouvir os depoimentos. Queremos sempre levar mais qualidade de vida a todos esses moradores”, pontua o secretário de Saúde de Trindade, Gustavo Queiroz.
Ivaci Vieira cuida da cunhada há três anos. O dia a dia não é nada fácil. Ao ganhar uma cama especial da Secretaria de Saúde e uma cadeira de banho da Secretaria de Assistência Social ficou muito agradecida, além do cuidado constante dos profissionais.
“Todos dão apoio com carinho, atenção e paciência porque tem que ter muita. Esse trabalho da prefeitura faz muita diferença não só para nós, mas para todos que recebem esse atendimento. Os objetos que foram doados também vão ajudar bastante e o sentimento é de alívio e descanso”, relata a cuidadora Ivaci Vieira.
Wilma Alves Batista também só agradece ao Programa Melhor em Casa. Ela tem insuficiência cardíaca e obesidade. “Depois que o Melhor em Casa apareceu, minha vida mudou para melhor. Eu já tenho contade de ir lá fora, coisa que não tinha mais. Tenho a cama hospitalar, colchão, o oxigênio e os remédios que pego no postinho”, conclui.










