“Este é um trabalho organizado pela Prefeitura de Trindade, mas feito a quatro mãos, com secretarias municipais, governo do Estado, Câmara Municipal e organizações sociais, todos com a intenção de trazer os serviços públicos para perto das pessoas”, afirmou Marden Júnior.  Uma grande estrutura foi montada na praça do Setor Monte Sinai para atender os moradores do bairro e vizinhança. É preciso pegar senha no local para os atendimentos em saúde que seguem das 8h às 12h deste sábado

   

A comunidade do Setor Montei Sinai e dos bairros vizinhos começou nesta sexta-feira (22/07) a receber mais de 35 atendimentos diferentes na própria região. Foi o início da 2ª edição do Programa Prefeitura Trabalhando Com Você, aberta pelo prefeito Marden Júnior e pelos secretários municipais na manhã desta sexta, e que vai até 12h de sábado.

 

“Este é um trabalho organizado pela Prefeitura, mas feito a quatro mãos, com secretarias municipais, governo do Estado, Câmara Municipal e organizações sociais, todos com a intenção de trazer os serviços públicos para perto das pessoas”, afirmou Marden Júnior.

O prefeito enfatizou que a realização do programa, que teve sua primeira edição em junho, na Região Leste, “é um compromisso com o bem-estar da população, uma forma de gerar atendimento imediato para algumas demandas reprimidas”.

A enorme procura hoje por atendimento na área da saúde – odontologia, oftalmologia, exames como ultrassonografia e consulta em clínica geral para encaminhamento a especialistas – reflete essa demanda que é sempre uma necessidade na vida das famílias, mas que reprimiu ainda mais durante o período crítico da pandemia de Covid-19.

E a resposta veio com uma estrutura toda montada especialmente para atender a população perto de casa, utilizando trailer, carreta e caminhão. As estruturas foram adaptadas para avaliação odontológica e oftalmológica, consultórios para ginecologia, pediatria, nutricionista, Vacimóvel e até auriculoterapia. Também estão sendo realizados testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV.

Na avaliação da diarista Rosângela Soares da Silva Máximo, a possibilidade de diferentes serviços e receber diversos atendimentos em um único dia foi excelente. Ela foi à Praça do Monte Sinai para atualizar os dados da família no Cadastro Único, receber atendimento de odontologia e oftalmologia.

“Fazer esse atendimento no bairro está ajudando muita gente que não tem condições de esses atendimentos, muito menos em um dia só”, dizia Rosângela. E na área do CadÚnico, os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social eram os mais demandados. Muitas pessoas estavam atualizando o cadastro para buscar outros benefícios sociais, especialmente o Programa Trindade Construção e Reforma.

Antes de o atendimento iniciar, às 8h, muita gente já estava aguardando pela distribuição das senhas. Isto é necessário para ajudar a controlar o atendimento, segundo explica a coordenadora do Programa Fabiana Machado.

 

Outro serviço com senhas e também muito procurado foi a emissão da Carteira de Identidade, em parceria com a Polícia Civil, mas que só foi realizado na sexta-feira. O menino Felipe dos Santos, de 7 anos, estava muito feliz por ter conseguido fazer a primeira Identidade.

“Foi perfeito, amei, gostei demais, ajudou muito porque para fazer minha Identidade a gente teria que ir lá longe, mas desse jeito a Prefeitura ajudou a não ter esse trabalho”, explicava ele.

No espaço da Secretaria da Fazenda as pessoas buscam por exemplo a emissão de guias ou informações sobre o IPTU Social. Enquanto isso, bem ao lado, a vendedora de internet Beatriz Ferreira Vieira, de 21 anos, fez a inscrição dela na Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego para “qualificar e mudar de vida”. Ela fez a pré-inscrição para o curso de Gestão de Negócios e Marketing oferecido pela Prefeitura.

Na entrada do evento, na Sala do Empreendedor Móvel, Viviane de Souza Martins garantiu um gasto a menos para regularizar o CNPJ da empresa dela. “Eu teria de pagar um contador, mas soube desse atendimento de graça e já resolvi”, comemorava.

Já a Secretaria de Infraestrutura e de Serviços Públicos atuou dias antes do evento ter início. “Fizemos roçagem, limpando todos os lotes baldios, fazendo a varrição e a retirada de entulhos na região, além de repor todas as lâmpadas que estavam queimadas na iluminação pública”, relata o titular, Luís Felipe de Amorim.

O atendimento da Secretaria de Meio Ambiente envolve orientações e também a doação de mudas. A auxiliar de serviços gerais Daiane Oliveira passou parte da manhã carregando a muda de Oiti que queria, enquanto esperava para fazer a Carteira de Identidade e atualizar o CadÚnico para pleitear o auxílio para reformar ou construir.

Em meio aos atendimentos humanos, tem tido bastante atenção também o veterinário. O cachorrinho Xeique, por exemplo, foi um dos animais domésticos que passou por consulta no Castramóvel na sexta-feira.

O vigilante Ezequias Alves da Silva, dono do Xeique, estava com os filhos todo feliz pela atenção que o pet da família recebeu, e as orientações dadas. Morador do Setor Monte Sinai, ele disse que não teria condições de pagar uma consulta particular.

No local os donos de pets como ele também podem atualizar a vacinação e preencher o cadastro para castração posterior.

Enquanto a secretaria de Turismo e Cultura participa do evento exibindo esculturas de argila e o livro Trindade-Turismo, a secretaria de Esporte e Juventude criou um espaço para jogos e brincadeiras.

A secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentou seu programa de reciclagem de óleo, que transforma o poluente em detergente, e ainda disponibilizou alguns filhotes de cachorro para adoção.

Uma equipe da Ordem dos Advogados do Brasil em Trindade presta orientação jurídica de graça e servidores da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária também atuam no Programa Trindade Reforma e Construção e em orientações relacionadas a escrituras, entre outras.

A Saneago também participa, levando seus dois grandes mascotes infláveis, Banja e Sato, para a alegria de crianças e adultos.

Clique nas imagens da Galeria de Fotos!!!!