Programa Recomeçar inicia atividades com trabalho de reeducandos em serviços urbanos de Trindade


Fotos: Secom Trindade

Iniciativa da Prefeitura Municipal com apoio da Polícia Penal e do Governo de Goiás marca nova etapa de inclusão social, ressocialização e cuidado com espaços públicos. Prefeito Marden Júnior, deputado Cristiano Galindo e autoridades do sistema penal participam da abertura das ações de campo nesta segunda-feira (12/01)

A Prefeitura de Trindade iniciou na manhã desta segunda-feira (12/01) as atividades do Programa Recomeçar, iniciativa que une inclusão social, cidadania e fortalecimento dos serviços públicos a partir da atuação de reeducandos em atividades de zeladoria urbana. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio de convênio institucional com o sistema penal estadual.

Com a presença do prefeito Marden Júnior, do deputado estadual Cristiano Galindo, do secretário municipal de Infraestrutura, Gustavo Queiroz, e de autoridades da Polícia Penal de Goiás, o lançamento marcou o início das ações em campo. Os reeducandos já começaram a atuar em ruas da cidade, em serviços como limpeza, manutenção e revitalização de espaços públicos. A cada três dias trabalhados, será concedido um dia de remição de pena. Há também a possibilidade de remuneração, conforme as regras previstas em convênio firmado entre Prefeitura e Polícia Penal.

Fotos: Secom Trindade
Fotos: Secom Trindade

De acordo com o prefeito Marden Júnior, a ação representa uma convergência entre responsabilidade social e melhoria dos serviços públicos. “O Programa Recomeçar é sobre dar oportunidade, promover dignidade e cuidar da cidade. É uma parceria com a Polícia Penal, com o governador Ronaldo Caiado, com a Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Cristiano Galindo, e com todos que acreditam na força do trabalho como instrumento de transformação”, afirmou.

O deputado estadual Cristiano Galindo ressaltou a relevância das parcerias institucionais para a efetivação da iniciativa. “A Prefeitura de Trindade tem demonstrado compromisso e capacidade de articulação. Esta união com a Polícia Penal permite que os reeducandos contribuam para a cidade, com reflexos positivos também na vida de cada um”, afirmou.

“O Programa Recomeçar representa uma estratégia de gestão pública que alia inclusão social à ampliação da capacidade operacional da infraestrutura urbana, com resultados concretos para a cidade e para os cidadãos em processo de ressocialização”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Gustavo Queiroz.

A coordenadora regional da Polícia Penal de Goiás, Aline Silva Rosa, destacou o impacto social do projeto. “Hoje é um marco para Trindade. O programa traz retorno para a sociedade e para os reeducandos, que passam a exercer uma função digna, com possibilidade de remição e inserção gradual no convívio social”, explicou.

O diretor da unidade prisional de Trindade, Braz Sevilha, destacou o critério técnico adotado na seleção dos participantes. “São reeducandos trindadenses, com vínculos familiares ativos e bom histórico de conduta. A seleção foi rigorosa, a fim de garantir segurança e efetividade na execução do programa”, pontuou.

A Prefeitura de Trindade segue com investimentos em políticas públicas que promovem desenvolvimento urbano, inclusão social e qualidade de vida, com foco em ações transformadoras e de alta relevância social.