Lançado em outubro de 2023, o programa prevê investimento de R$ 20 milhões para iluminação. Ao todo, serão cerca de 23 mil lâmpadas de sódio trocadas por luminárias de LED, em toda a cidade.

A Prefeitura de Trindade iniciou nesta semana um novo cronograma para o Programa Trindade a Cidade Que Brilha. Atualmente os bairros Jardim Califórnia, Setor Maysa 1, Setor Cristina 2 e Cristina Expansão, Setor Barcelos, Setor Central e Jardim Marista estão recebendo a implantação de luminárias de LED.

Com estes, 38 bairros e os distritos de Santa Maria e Cedro já foram beneficiados, desde a implantação do programa. Na Região Leste, os moradores dos seguintes locais já estão com luz em LED nas ruas: Dona Iris 1 e 2, Jardim Scala, Maysa 3, Maysa 2, Pontakayana, Privê Elias, Morada do Bosque, Palmares, São Bernardo e Parque Serra Branca.

E na Região Central as ruas já estão mais iluminadas nos setores: Serra Dourada, Vila João Braz, Novo Horizonte, Vida Nova, Santa Inês, Monte Sinai, Res. Melk, Jardim Decolores, Jardim Imperial 1, Setor Bela Vista, Terra Santa, Laguna 1 e 2, Novo Paraíso, Redenção, Estrela do Oriente, Setor Oeste, Nova Canaã, Setor Sul, Ana Rosa.

O morador do Setor Maysa 1 há 38 anos, Dione Barbosa, trabalha com a fabricação de letreiros e placas, comemorou a nova iluminação que chegou em seu bairro. “Pra mim é uma vantagem devido também ao meu trabalho, agora essas lâmpadas que estão colocando são mais eficientes deixa a cidade mais clara e é um benefício bom”, disse Dione Barbosa.

Já no Setor Central, a Cleuma Lima, mora há 50 anos no mesmo local e expressou: “Eu acho uma maravilha, porque dá mais proteção a claridade”.

E a Rosilene Silva, moradora do Setor Barcelos, também pontuou que a iluminação traz mais segurança. “A minha rua estava muito escura e colocaram ontem a iluminação aqui e ficou muito bom, a rua ficou clarinha, traz mais segurança”, pontuou Rosilene.

Lançado em outubro de 2023, o programa prevê investimento de R$ 20 milhões para iluminação. Ao todo, serão cerca de 23 mil lâmpadas de sódio trocadas por luminárias de LED. Além disso, o material também é mais econômico.

A Prefeitura de Trindade realizou um levantamento onde ficou constatado que o valor investido vai retornar aos cofres públicos em forma de economia dentro de 4 a 5 anos.

Outro benefício das lâmpadas em LED é a durabilidade. Cada item possui uma vida útil de iluminação bem maior que a lâmpada fluorescente, além de apresentar menos problemas nos sistemas elétricos após a instalação.

Os trabalhadores especializados da prefeitura realizam a retirada completa da haste com a lâmpada fluorescente e na mesma hora já coloca uma nova com a LED.

A programação da prefeitura é no sentido de que todos os postes de iluminação pública do município recebam o benefício do Programa Trindade a Cidade Que Brilha.