Jovens foram vistos acendendo chumaços de papel e jogando dentro do parque e nos lotes vizinhos. Fogo se alastrou rapidamente por 30% da unidade. Corpo de Bombeiros teve trabalho para debelar focos que queimaram mudas do Viveiro Municipal e causaram morte de pequenos animais. Secretário de Meio Ambiente enviou relatório para Polícia Civil e divulgou carta lamentando ação criminosa

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), encaminhou relatório para a Polícia Civil do município informando sobre um incêndio criminoso que destruiu cerca de 30% da área do Parque Ecológico Maria Perillo esta semana.

Os suspeitos são dois jovens que foram vistos acendendo chumaços de papel e jogando para o lado de dentro das grades que cercam a unidade de conservação e em lotes da região.

A ação, proposital, ocorreu no início da tarde de segunda-feira (29/08). O 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu prontamente, mas o fogo se alastrou de forma surpreendentemente rápida, tendo em vista que o Parque tem bastante vegetação e ela está bem seca devido ao período de estiagem.

Os Bombeiros precisaram de 4 caminhões de água, mas mesmo assim as chamas perduraram até o início da noite de segunda, atingindo também áreas vizinhas da unidade. No dia seguinte, explica o secretário do Meio Ambiente, Roberto Badur, foi feito o levantamento dos danos.

“O prejuízo ambiental foi enorme porque as chamas chegaram em uma área de reflorestamento recente, onde as mudas tinham só um ano e ainda estavam tomando corpo”, relata. Segundo ele, pequenos animais como ratos do mato e quatis apareceram mortos, e parte do Viveiro de pequenas mudas foi destruído.

O fogo iniciou nos fundos da unidade de conservação, no sentido oposto ao portão de acesso. O Parque Maria Perillo, por abrigar o Viveiro Municipal, tem uma importância ambiental enorme para Trindade. A unidade recebe visitação, tem trilhas de avistamento e contemplação e abriga aulas de educação ambiental das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

Segundo Badur, apesar da extensão dos danos, a unidade vai ficar aberta e manter suas atividades, enquanto os servidores trabalham para recuperar a área atingida. Além disso, ele afirmou que a Semma vai implantar um sistema de irrigação para melhorar a umidade e com isso tornar a vegetação rasteira menos sensível ao fogo.

Casos de incêndio florestal podem ser denunciados à Semma pelos telefones 3505-8633, 99446-8723 (plantão). Para acionar o Corpo de Bombeiros o telefone é 193.

Sensibilizado com o dano ambiental, o secretário de Meio Ambiente de Trindade divulgou uma carta a respeito do ocorrido. Leia a íntegra abaixo:

É com extremo pesar que informamos que uma área do Parque Municipal Maria Pires Perillo, também conhecido como Parque do Viveiro, sofreu um incêndio criminoso esta semana.

Dois rapazes foram vistos por moradores vizinhos ao parque jogando papel com fogo pela grade do parque na extremidade oposta ao portão de entrada.

Os danos causados são a perda de árvores jovens e de espécies plantadas há um ano, além da morte de alguns animais que compõem a fauna do parque.

Os danos são recuperáveis, no início do período chuvoso estaremos replantando as espécies perdidas.

Nossa tristeza passa por perceber o comportamento destes jovens, a falta de respeito e esse comportamento criminoso, pois além de jogar fogo no parque, também atearam fogo em diversos terrenos vazios da região.

Roberto I B Badur

Secretário Municipal do Meio Ambiente