Projetos para o futuro de Trindade, a vocação religiosa e turística da cidade, e os típicos problemas de um município da Região Metropolitana, estiveram na pauta do “CBN Cidade”, um programa especial da Rádio CBN Goiânia (97,1 FM). Foi a terceira edição do programa e escolheu contemplar os 101 anos de Trindade, comemorados dia 31.

No programa, o prefeito Marden Júnior anunciou, em primeira mão, três iniciativas novas para o município. Uma delas a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região Central, para aliviar a UPA da Região Leste.

Também anunciou a construção de mais dois pólos industriais, sendo um na Região Central e outro na Leste, onde já existe o Pólo Maria Monteiro. Marden Júnior também falou do término da construção do Centro Olímpico na Região Leste, que oferecerá modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Houve ênfase para o plano de crescimento urbanístico de Trindade. Esse plano envolve uma paulatina estruturação da cidade com o fim de atrair empresas e criar empregos próximos dos moradores, projetar um sistema viário racional e compatível com o transporte de passageiros, racionalizar a mobilidade regionalmente e, assim, melhorar a vida da população.

Ao vivo do auditório do Centro Municipal Prefeito Pedro Pereira da Silva, o programa foi conduzido durante duas horas pelos jornalistas Luiz Geraldo e Mariani Ribeiro, apresentadores da CBN Goiânia, e da edição especial, que tem como tema “O futuro das cidades”.

Participaram também o secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur, e o geógrafo Miguel Ângelo Pricinote, que é mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília.

A vocação religiosa de Trindade, carinhosamente conhecida como Capital da Fé, foi lembrada logo no início. O impacto da pandemia sobre o turismo religioso, o que prejudicou hotéis e pousadas, por exemplo, foi citado, assim como as soluções do Pacto pela Vida e ações para minimizar os danos na economia.

O controle da pandemia, com o avanço da vacinação e a testagem em massa, também foram detalhados pelo prefeito, que montou uma estrutura apta a imunizar mais de 6 mil pessoas por dia. Mesmo com uma ocupação hospitalar por Covid-19 de 30%, ele disse que a determinação é de não relaxar.

Ouvintes enviaram perguntas, que foram respondidas e comentadas pelo prefeito e pelo secretário. Uma delas foi sobre melhoria na iluminação pública.

Marden Júnior reiterou que pretende trocar todas as atuais lâmpadas das avenidas duplicadas de Trindade por lâmpadas de led até o final do ano. E disse que pretende fazer o mesmo em todas as ruas da cidade até o final do mandato dele. “Uma melhor iluminação gera mais segurança”, afirmou.

Para quem perguntou sobre o asfaltamento de ruas, ele destacou que apenas 5% das vias de Trindade ainda aguardam asfalto. A razão é porque elas não têm rede de água tratada ou de esgoto, de modo que, assim que as redes forem instaladas pela Saneago, garantiu ele, o município vai universalizar o asfalto nos 116 bairros da cidade.

Na questão do transporte urbano, abordada pelos apresentadores e também por Miguel Pricinote, Marden Júnior salientou o investimento de R$ 3 milhões na recuperação e modernização do Terminal Rodoviário de Trindade. “Também já investimos R$ 1 milhão na troca dos pontos de ônibus”, citou.

Por outro lado, o prefeito disse que a questão da tarifa ainda exige dos municípios da RMG decisões e conversas multilaterais, “e não unilaterais, como tem ocorrido”. Ele, por exemplo, é a favor de um cálculo de tarifa que não incida na quantidade de quilômetros rodados pelos usuários.

Para ele, a solução para minimizar os problemas do transporte público, no caso de Trindade, passa pela criação de micropolos que mantenham no município a massa de trabalhadores trindadenses que migra para trabalho ou compras em Goiânia. “Reduzir a necessidade de deslocamentos exige uma cidade inteligente e estamos trabalhando nisso”, destacou.

Sobre meio ambiente, as participações falaram da necessidade de mais reciclagem de lixo. Foi a vez de Roberto Badur citar que as 250 lixeiras e os ecopontos instalados em agosto já estão exigindo ampliação na coleta. “Isso reflete a adesão crescente da população”, comemorou.

Ele também falou sobre as novidades do novo Aterro Sanitário de Trindade, inaugurado no final de agosto. O depósito promete ser um modelo nacional, com geração de energia através de usinas de gás metano e solar. “A meta é tornar o Aterro de Trindade reconhecido por gerar créditos de carbono e ter uma receita vinda disso”, finalizou o secretário.

O programa foi transmitido das 9h às 11h. O prefeito foi convidado a participar da rodada de encerramento do programa junto com os outros prefeitos quando as cidades-tema tiverem feito suas participações. Após o encerramento, Marden Júnior agraciou os apresentadores e o especialista convidado com a placa dos 101 anos de Trindade.