Formação foi demandada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cinquenta responsáveis pela merenda escolar de 13 municípios participaram da semana de reciclagem. Adequações impostas por mudanças na legislação e atualização sobre alimentos que antes eram permitidos, e agora estão proibidos, foram abordados

O município de Trindade foi o centro, esta semana, de uma formação promovida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane/UFG) que atingiu 50 profissionais, de 13 municípios. O foco foi a reciclagem das equipes que preparam a merenda nas 23 escolas municipais e 17 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da cidade e nas unidades dos demais municípios participantes.

Adequações impostas por mudanças na legislação e atualização sobre alimentos que antes eram permitidos, e agora estão proibidos, foram abordados na formação que iniciou na segunda-feira (28/11) e vai até a sexta-feira (02/12).

Uma das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Trindade, Brunna Natália Bueno Loureano, cita o exemplo das gelatinas e dos achocolatados. “A gelatina não é mais permitida por conta do açúcar e os achocolatados agora só são permitidos se forem feitos 100% de cacau”, cita. Segundo ela, o planejamento vai sendo ajustado conforme surgem as novas exigências.

Em Trindade, os alunos do Ensino Fundamental têm uma merenda escolar diariamente. Os alunos da Educação Infantil (Cmeis) têm quatro refeições todos os dias.

Os responsáveis pela formação são os nutricionistas do Cecane Luan Godoy e Jeancarlos Oliveira. Como parte da reciclagem eles historiam sobre a evolução da merenda escolar no Brasil desde o Programa Nacional de Alimentação Escolar, passando pela implantação dos Conselhos de Alimentação Escolar, citando todo o processo para que “a alimentação escolar contribua para o desenvolvimento biopsiconutricional dos alunos”, explicou Jeancarlos aos participantes.

Luan Godoy observou que a realização da formação foi uma demanda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É uma assessoria para entender todo o processo envolvido na alimentação escolar”, afirmou.

Participaram nutricionistas de Trindade, Mossâmedes, Adelândia, Inhumas, Caturaí, Nerópolis, Santa Bárbara, Nova Veneza, Brazabrantes, Goianira, Nazário, Anicuns e Americano do Brasil.