Ação buscou orientar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos, desafios e potencialidades das pessoas com TEA

Nesta quarta-feira (02/04), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Marista promoveu uma palestra especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento foi organizado pela enfermeira Kamilla Teixeira, coordenadora da unidade, e contou com a participação da enfermeira Amanda Azevedo, coordenadora da Casa do Autista de Trindade; da médica pediatra Giselle Costa; e de Chirley Mendoza, mãe atípica que compartilhou sua experiência pessoal com os participantes.

A ação teve como objetivo informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), desmistificar preconceitos e fortalecer a rede de apoio para crianças e famílias atípicas.

A enfermeira Kamilla Teixeira destacou a importância do evento para ampliar o entendimento da sociedade sobre o tema. “Falar sobre autismo dentro da UBS é fundamental para aproximar a informação das famílias e da comunidade. Quanto mais falamos, mais diminuímos o preconceito e fortalecemos o acolhimento.”

Ela também ressaltou o papel da atenção primária à saúde no apoio às famílias atípicas. “A atenção primária precisa ser um ponto de escuta, de orientação e de cuidado. Aqui na UBS Marista, estamos comprometidos em oferecer um atendimento humanizado e sensível às necessidades das nossas crianças e suas famílias.”