Foram investidos quase R$ 3 milhões na estrutura. Toda a construção foi feita e pensada para ter acessibilidade aos alunos e funcionários e todas as salas foram climatizadas com ar-condicionado. A construção irá atender cerca de 1080 crianças, entre os turnos matutino e vespertino e substitui uma estrutura que tinha mais de 40 anos. Inaugurada também, a construção da Praça das Frutas, proporcionando lazer aos moradores da região. Na ocasião foi assinada ordem de serviço para recapeamento das ruas do Pontakayana, através de emenda parlamentar do deputado estadual, Cristiano Galindo, no valor de R$ 4 milhões

A Prefeitura de Trindade inaugurou nesta quinta-feira (23/05), obras importantes que irão levar mais qualidade de vida para a população da Região Leste. Foram inauguradas a construção da nova estrutura da Escola Municipal Rita Maria e a construção da Praça das Frutas, duas obras realizadas no setor Pontakayana.

Nos últimos 3 anos a educação recebeu várias obras importantes, foram 10 unidades escolares reformadas ou construídas, e a Rita Maria foi uma dessas. A unidade, era uma extensão da Escola Municipal Tabelião Augusto Costa, também no setor Pontakayana e no ano de 2014 foi emancipada, recebendo o atual nome.  A Prefeitura de Trindade realizou a construção dessa nova unidade, substituindo uma estrutura que tinha mais de 40 anos. Foram investidos quase R$ 3 milhões na estrutura.

“Essa escola aqui tem um simbolismo muito grande, tendo em vista que ela carrega consigo, através do seu nome, a presença marcante dos servidores. A Rita Maria foi uma servidora da educação, uma merendeira, que emprega seu nome aqui para essa obra importante. Uma obra moderna, uma escola com 16 salas, todas climatizadas, as telhas são termoacústicas, a estrutura é de ponta e é isso que as crianças merecem”, descreveu o prefeito de Trindade, Marden Júnior.

Ela irá atender cerca de 1080 crianças, entre os turnos matutino e vespertino, com ensino que vai da pré-escola ao ensino fundamental nos anos iniciais, para alunos entre 4 e 7 anos de idade.

Toda a construção foi feita e pensada para ter acessibilidade aos alunos e funcionários. São 16 salas de aula mais Sala de AEE e sala para leitura e vídeo, 10 banheiros sendo cinco coletivos e cinco PNE, destes, dois são equipados com chuveiros.

A escola também está toda climatizada, sua cobertura foi feita com telhas termoacústica com espumas antichamas e todas as salas possuem aparelhos de ar-condicionado. O espaço para todo corpo administrativo é arejado. O refeitório e cozinha são amplos, o pátio é coberto e possui palco para apresentações culturais.

O secretário de Educação, Sérgio Sanchês, pontuou que a inauguração aconteceu nesta quinta, mas as crianças já estão no local estudando. “A gente faz esse trabalho com muita seriedade, proporcionando uma estrutura de qualidade, todos os mecanismos necessários pra que a gente faça uma educação de qualidade e para que as crianças tenham um aprendizado de verdade”, pontuou Sanches.

O nome da unidade é em homenagem à senhora Rita Maria Pereira, que foi a primeira merendeira e trabalhou por muitos anos na Escola Municipal Tabelião Augusto Costa, quando ainda funcionava no cafezal, onde a escola foi fundada no final dos anos 70. Posteriormente a escola Tabelião funcionou no Recanto do Sabiá e em 1985 passou para o novo prédio na Rua das Caraíbas no Setor Pontakayana.

Dona Rita continuou sendo merendeira por mais anos até se aposentar. Faleceu em 2005. No ano de 2014 a escola que funcionava como extensão da Escola Municipal Tabelião Augusto Costa foi emancipada e recebeu o nome de Escola Municipal Rita Maria Pereira em sua homenagem.

Para a neta da dona Rita, Michele Cristina, a sensação em ver a estrutura que recebeu o nome de sua avó foi emocionante, após anos de cuidado e carinho pela educação. “É muito gratificante, muito emocionante porque ela lutou tanto desde o começo dessa escola, que começou no cafezal para as pessoas da zona rural, pra terem uma educação. Então é um sonho realizado”, contou Michele.

A Lidiane Almeida é mãe de uma aluna que estudou na unidade enquanto ainda era da antiga estrutura e hoje também estuda na nova construção. Para ela, a unidade melhorou em questão da qualidade. A moradora do Pontakayana pontuou que antes o muro era de placa e hoje ele é de tijolos e mais alto, dando mais segurança aos alunos.

“A diferença é gigantesca, ficou maravilhosa essa escola, a estrutura os banheiros, as salas, o ar condicionado foi melhor ainda porque ela sentia muito calor e agora está no ar, ficou perfeita a escola”, contou Lidiane. “Antes eu tinha aquele medo, aquele receio de alguém pular o muro, agora eu deixo ela aqui tranquilamente, sem medo nenhum”, completou.

Em seguida, foi realizada a inauguração da construção da Praça das Frutas, na Avenida das Paineiras, também no setor Pontakayana. A nova área conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho de areia com brinquedos para as crianças e espaço com bancos.

A obra contou com uma emenda parlamentar do deputado estadual, Charles Bento, no valor de R$ 150 mil reais e irá proporcionar mais lazer aos moradores da região.

Érica Alves, moradora do setor há 8 anos, disse que aprovou a praça, ela já fez caminhada no espaço e levou e os filhos para brincar. “Eu acho muito importante essa praça aqui, trazendo essa melhoria para nós moradores aqui no setor, eu hoje venho fazer atividade física, trago meus filhos para brincar. Estamos muito felizes principalmente nós que somos moradores dessa região”, contou a moradora.

Na ocasião, o prefeito Marden Júnior assinou a ordem de serviço para dar inicio a obra de recapeamento asfáltico das ruas do setor Pontakayana, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Cristiano Galindo, no valor de R$4 milhões.

Além dessas inaugurações, o setor também teve a implantação de luminárias de LED em todas as suas ruas.