Na sexta-feira (07), a semana será encerrada com a Inauguração de um novo ECOponto, no Colégio Estadual Padre Pelágio e com o anúncio da alocação de mais quatro unidades. Durante a Abertura da Semana do Meio Ambiente realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a titular da pasta, Andréa Vulcanis, destacou ações importantes já realizadas pelo município de Trindade

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, na conhecida Conferência de Estocolmo, com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Pensando nesta data, todos os anos a Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades focadas na valorização e busca da preservação da nossa fauna e flora, o cerrado, o cronograma completo está nas redes sociais da pasta, no Instagram: @secmeioambiente.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Maximiliano Cordero, o ponto alto da comemoração é o dia Mundial do Meio Ambiente que comemorado dia 05 de junho. Em todo o planeta realiza-se, durante uma semana, eventos como palestras, workshops, plantio de mudas em escolas, praças, dentre outros.

“Em suma, essa data visa conscientizar a sociedade sobre a preservação e conservação dos recursos naturais. Devido à grande importância e abrangência da temática, a Semana Mundial do Meio Ambiente traz discussões e reflexões relevantes para a sociedade. Essa semana é importante para proporcionar discussões sobre a necessidade de preservação, além de estimular ações para minimizar os impactos ambientais”, pontuou Maximiliano.

A programação deste ano inclui uma exposição de artesanato com madeira recuperada, de segunda (03) a sexta-feira (07), no Centro Administrativo Pedro Pereira da Silva (Vila João Bras) e no Centro Administrativo João Pequi (Maysa I).

Na terça-feira (04), aconteceu Exposição de Animais do Cerrado, no Colégio Estadual Padre Pelágio. Na quarta-feira (05/06), foi realizado o plantio de 80 mudas de Ipê Branco, na Avenida das Palmeiras, no setor Pontakayana, com a participação do Rotary Club.

Na quinta-feira (06), aconteceram palestras ambientais para os alunos dos Bombeiros Mirins, no Parque Maria Pires Perilo.

E na sexta-feira (07), a semana se encerra, também no Colégio Estadual Padre Pelágio, às 9h, com a Inauguração de um novo ECOponto e anúncio da alocação de mais quatro unidades.

MEIO AMBIENTE:

Trindade tem se destacado cada vez mais nos últimos anos, quando o assunto se refere ao cuidado e atenção ao meio ambiente. Durante a Abertura da Semana do Meio Ambiente realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a titular da pasta, Andréa Vulcanis, destacou ações importantes já realizadas pelo município de Trindade.

Vulcanis pontuou que Trindade foi o primeiro município que obteve o licenciamento para a desmobilização do lixão, área que vai ser recuperada, garantindo mais sustentabilidade. A cidade também tem o seu aterro sanitário licenciado “ou seja a questão dos resíduos está resolvida em Trindade, então a gente fica muito feliz”, disse.

“Trindade está de parabéns, está super no caminho certo e serve de exemplo para os outros 245 outros municípios”, afirmou Andréa.