A Prefeitura de Trindade, por meio do Programa Trindade a Cidade que Brilha, já realizou a troca das lâmpadas de sódio por LED em mais de 40 bairros da cidade. O investimento previsto para a troca de mais de 23 mil lâmpadas de sódio é de R$ 20 milhões. Esses recursos devem retornar aos cofres públicos através da economia em energia e manutenção dos equipamentos em cerca de 4 anos.

A substituição de lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED em áreas urbanas é uma tendência ao redor do mundo. Este movimento visa não apenas modernizar a infraestrutura de iluminação pública, mas também trazer uma série de benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Confira os bairro onde as lâmpadas já foram trocadas

Região Leste:
Dona Iris 1 e 2, Jardim Scala, Maysa 3, Maysa 2, Pontakayana, Privê Elias, Morada do Bosque, Palmares, São Bernardo e Parque Serra Branca, Jardim Califórnia, Setor Maysa 1, setor Cristina 2 e Cristina Expansão, setor Barcelos, setor Central, Jardim Marista, Setor Cristina, Santo Onofre, Maysa 1.

Central: Serra Dourada, Vila João Braz, Novo Horizonte, Vida Nova, Santa Inês, Monte Sinai, Res. Melk, Jardim Decolores, Jardim Imperial 1, Setor Bela Vista, Terra Santa, Laguna 1 e 2, Novo Paraíso, Redenção, Estrela do Oriente, Setor Oeste, Nova Canaã, Setor Sul, Ana Rosa.

Distritos:
Distrito de Santa Maria e Cedro

Benefícios Econômicos

A troca das lâmpadas de sódio por LED representa uma economia significativa de custos para as prefeituras. As lâmpadas de LED são mais eficientes em termos energéticos, consumindo até 50% menos eletricidade do que as lâmpadas de sódio. Além disso, as lâmpadas de LED possuem uma vida útil muito mais longa, podendo durar até 50 mil horas em comparação com as 15 mil horas das lâmpadas de sódio. Isso reduz a necessidade de manutenção frequente e a substituição das lâmpadas, gerando economia adicional.

Benefícios Ambientais

Do ponto de vista ambiental, a adoção de lâmpadas de LED também é altamente vantajosa. A menor necessidade de substituição reduz a quantidade de resíduos gerados, contribuindo para uma gestão de resíduos mais sustentável. Além disso, as lâmpadas de LED não contêm mercúrio, ao contrário das lâmpadas de sódio, que podem liberar substâncias tóxicas no meio ambiente quando descartadas inadequadamente.

Benefícios Sociais

A iluminação pública eficiente e de qualidade tem um impacto direto na segurança e na qualidade de vida dos cidadãos. As lâmpadas de LED proporcionam uma luz mais branca e clara, melhorando a visibilidade nas ruas e praças públicas. Isso pode contribuir para a redução da criminalidade, uma vez que áreas bem iluminadas são menos propensas a atividades criminosas. Além disso, uma iluminação melhorada facilita a mobilidade noturna, tanto para pedestres quanto para motoristas, diminuindo a incidência de acidentes de trânsito.

# Iluminação pública

# Serviços