Atualmente, Trindade possui 6 Ecopontos já instalados em diferentes pontos da cidade. E em breve outros 3 Ecopontos serão instalados no município, totalizando nove estruturas para receber o material da coleta seletiva

Encerrando a semana do meio ambiente, a Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), inaugurou nesta sexta-feira (07/06), um novo Ecoponto para descarte correto de lixo para reciclagem. A nova estrutura foi instalada na calçada do Colégio Estadual Padre Pelágio.

Os Ecopontos são como contêineres, contentores de grande dimensão que servem para fazer a coleta seletiva de lixo de várias naturezas.

Atualmente, Trindade possui 6 Ecopontos já instalados em diferentes pontos da cidade. São eles: na Praça do colégio Marcilon Dorneles (Setor Sul), na Praça da UBS Ana Rosa (Setor Ana Rosa), na Faculdade União de Goyazes (Setor Laguna Park) e no Colégio Militar Pedro Ludovico Teixeira (Setor Maysa 2), além do que foi inaugurado nesta sexta. E em breve outros 3 Ecopontos serão instalados no município.

Cada Ecoponto possui espaço para armazenar materiais eletrônicos, pilhas e baterias, plástico, vidro e papel.

O secretário de Meio Ambiente, Maximiliano Cordeiro, esclarece que a prefeitura possui uma parceria com a empresa que faz a coleta dos ecopontos e que dá a destinação correta do material reciclável recolhido. Ele também destaca que os Ecopontos são de extrema importância para a coleta seletiva, além de facilitar para a população o descarte correto do lixo que pode ser reciclado.

“A importância desses Ecopontos é que além de serem uma contrapartida na coleta seletiva, credencia Trindade ainda mais como uma cidade ecologicamente correta, uma cidade que cuida do meio ambiente. É um avanço muito grande na implantação efetiva da coleta seletiva em todo o município em breve”, destacou Maximiliano.

A inauguração desta sexta, aconteceu em uma escola estadual, conscientizado os jovens que estudam no local, sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de lixo.

“A importância é trabalhar a parte da reciclagem, preservação do meio ambiente, a conscientização das pessoas dos nossos alunos, de que nós somos formadores de opinião, a gente consegue mudar as gerações futuras trabalhando essa conscientização e a gente vê que eles já têm uma cultura relacionada a isso”, disse o Rubens Oliveira, professor de biologia, na unidade.

A aluna Nathalia Vitória está cursando o 2º do ensino médio na unidade e já se mostrou bastante entendida sobre o assunto.  “A secretaria trouxe para gente aqui o Ecoponto que irá ajudar bastante na coleta, teve também uma palestra que ensinou bastante para a gente sobre a reciclagem, a gente aprendeu a fazer coisas com material reciclável que eu acho que a gente nem sabia que tinha como faze, foi bastante aprendizado”, contou.