Unidade, que inicialmente vai atender 50 crianças com até 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), exclusivamente SUS, foi toda equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários. “Aqui é um projeto feito a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para as pessoas e as famílias”, destaca prefeito

A Prefeitura de Trindade inaugurou, nesta terça-feira (26/09), o primeiro Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás. A unidade fica na Rua Rocha Lima, no Centro de Trindade, bem próximo à Avenida Manoel Monteiro.

A unidade, que inicialmente vai atender 50 crianças com até 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi toda equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários. O local será exclusivamente SUS.

O prefeito Marden Júnior, acompanhado pela madrinha da educação, Rouane Azevedo e a primeira-dama, Dona Dorinha, se emocionaram ao cortar a fita de inauguração, momento que dá início ao funcionamento do local para crianças de famílias que utilizam o SUS em Trindade.

“Aqui é um projeto feito a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para as pessoas e as famílias. Essa é a porta de entrada de um grande trabalho. Aqui vai dar condições para um diagnóstico adequado e respeito a essas famílias que tanto precisam. Isso aqui é sinônimo de gratidão a Deus por nos permitir viver um momento como esse”, destaca Marden.

Para ter acesso ao Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Trindade o responsável deve levar a criança a uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com cartão SUS cadastrado no município de Trindade. O médico vai verificar se existe suspeita ou evidência clínica.

A partir daí, a solicitação médica deve ser protocolada na Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, onde o Departamento de Regulação vai encaminhar a demanda ao Centro Municipal de Atendimento ao Autista.

Na unidade de saúde, será agendada a avaliação médica especializada onde o médico vai verificar quais as necessidades específicas. Sendo comprovado TEA, o paciente será encaminhado à equipe multidisciplinar para o início das terapias.

Caso não seja confirmado o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista o paciente será encaminhado para outra rede de atenção à saúde no município.

Durante a inauguração os presentes puderam conhecer cada sala da unidade onde a equipe multidisciplinar vai realizar os atendimentos. O local conta com médica neuropediatra, fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagoga, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, recepcionistas, coordenadora e auxiliar nos serviços gerais.

Shirley Paula do Nascimento Mendoza é coordenadora do Projeto TEAmamos em Trindade que conscientiza a comunidade e atende pais de autistas. Ela esteve na inauguração e conheceu todo o espaço que vai atender, de graça, crianças autistas do município.

“O trabalho em Trindade sobre o autismo sempre foi muito respeitado pelo poder público. Isso aqui é a concretização de um longo trabalho, e ver tudo pronto é a realização de um sonho. Ainda tem muito pela frente, mas isso aqui é esperança para um futuro melhor para crianças e pais de atípicos”, diz Shirley.

Júlia da Silva é mãe do Miguel, já diagnosticado com autismo. Nesta terça-feira, o garoto começa a ser atendido no local. “É muito gratificante saber que meu filho vai ser incluído na sociedade, que vai ter terapias, e isso é muito bom”, afirma.

O trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saúde contará com parcerias de outras secretarias. A Assistência Social vai atender as famílias que terão garantidos os direitos do indivíduo com TEA. Na Educação, apoio de psicopedagogas da rede municipal.

Na Secretaria de Cultura e Turismo, atividades artísticas e aulas de violão. Na pasta de Esporte e Juventude, atividades saudáveis e lúdicas. “Com esse atendimento multidisciplinar, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista é um marco na história da nossa cidade. Hoje, o poder público municipal de Trindade busca, cada vez mais, amor e cuidado para com nossas crianças”, pontua Gustavo Queiroz, secretário municipal de Saúde.

O Centro Municipal de Atendimento ao Autista foi planejado com muito cuidado e atenção. Até mesmo o local escolhido busca facilitar o acesso das famílias. Cada objeto adquirido faz parte de estudos já existentes e que são utilizados nos melhores centros de tratamento do país.

Na solenidade, Amanda Limongi, da Secretaria de Estado da Saúde, representou o governador Ronaldo Caiado. Larissa de Souza, servidora da OVG, representou a primeira-dama, Dona Gracinha.

Estiveram presentes famílias de crianças com diagnóstico de autismo, deputada federal, Silvye Alves, vereadores Baiano do Esporte, Marco Ferreira, Samuel Samuca, Fernandinho da Habitação, Edglei Teodoro, Marcia do Edmilson, Hélio Braz, Dr. Edson e Renato do Mercado, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Trindade.