Parceria com estados e municípios tem como objetivo garantir implementação de planos que promovam o bem-estar e desenvolvimento das crianças de zero aos 6 anos de idade. “Com zelo e cuidado, ao lado dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, de mãos dadas, vamos fazer um programa que seja exemplo para Goiás”, destaca prefeito

A Prefeitura de Trindade aderiu, nesta segunda-feira (28/08), ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, programa criado pelo Governo Federal. A parceria com estados e municípios tem como objetivo garantir a implementação de planos que promovam o bem-estar e desenvolvimento das crianças de zero aos 6 anos de idade.

O pacto foi assinado pelo prefeito Marden Júnior, o que significa que o município se compromete a assumir como prioridade a primeira infância, fazendo valer o que determina a constituição federal.

“Trindade se coloca, mais uma vez, no compromisso de preservar os direitos da primeira infância. Com zelo e cuidado, fizemos uma grande parceria com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Todos, de mãos dadas, para que possamos preservar o direito das nossas crianças, e assim fazer um programa que seja exemplo para Goiás”, pontua Marden Júnior.

Será instituído o Comitê Municipal pela Primeira Infância, que tem como objetivo unir esforços para garantir os direitos das crianças de zero a 6 anos, por meio da mobilização de instituições, definição de metas e promoção de atividades de sensibilização para melhorar a vida de famílias e crianças.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim Alves de Castro, destacou a importância do pacto para a proteção das crianças de zero a 6 anos.

“Isso é importante, porque demonstra a visão que o prefeito Marden Júnior, secretários e vereadores tem sobre a importância de se investir na primeira infância, quando a criança está ainda com o cérebro em formação. Isso terá efeito positivo no futuro”, afirma Joaquim Alves de Castro. “Está de parabéns a Prefeitura de Trindade pela consciência do seu papel na sociedade. É um jovem prefeito que está preocupado com as futuras gerações”, reitera.

Em Goiás, o Pacto Nacional pela Primeira Infância está sendo coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, nos municípios, pelo conselheiro Daniel Augusto Goulart, vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.

“A neurociência mostra que essa é a fase mais importante da vida, em que o ser humano vai construir o patrimônio emocional. Então, é preciso que tenha uma atenção especial. Nós temos leis para isso. Mas não basta só a legislação. É preciso a conscientização da importância disso para todos. Cada um de nós podemos fazer um pouquinho da nossa parte”, reforça Daniel Augusto Goulart.

Estiveram presente na assinatura do pacto a defensora pública, Débora Vidal, juíza da infância, Karine Unes, deputado estadual, Cristiano Galindo, primeira-dama do município, Dona Dorinha, secretários municipais Sérgio Sanches (Educação), Gabriela Alves (Assistência Social), Gustavo Queiróz (Saúde), procurador do município, Sérgio Araújo, vereadores Hélio Brás, Samuel Samuca e Márcia do Edmilson.