A Prefeitura de Trindade fez a entrega de exames e atendimentos na área de saúde na manhã desta quinta-feira (09/05), no setor Vila Maria. Os serviços de saúde incluem consultas com clínico geral, ultrassonografia, dentista, vacinação e testes rápidos, proporcionando atendimento abrangente e essencial.

As ações do Programa Mais Saúde para Você incluem serviço de assistência social como atendimento para cadastro em serviços como CadÚnico, Bolsa Família Carteira do Autista, Passe livre da pessoa com deficiência, Carteira da pessoa idosa, Passaporte do idoso, Auxílio Natalidade e atendimento com assistente social.

A secretária de Esporte e Juventude Luana Cristina Vieira Martins anunciou o início de atividades físicas para terceira idade e iniciação esportiva para crianças e adolescentes na Escola Estadual Alonso Lourenço de Oliveira.

Cleide de Fátima, de 56 , comemora a execução do Programa Mais Saúde para Você. “Vim fazer exames de rotina e avaliação pois tive câncer de mama em 2018 e também preciso de autorização para levar para o oncologista”, conta. Ela completa dizendo que as ações devem ser levadas para mais setores em Trindade pois “muitas pessoas não tem condições de se deslocar para pedir consultas e fazer exames”.

Já Eurípedes Alves, 68, aproveitou o clínico geral disponível no trailer de atendimento para solicitar exame de próstata. “Moro há 40 anos no Vila Maria e acho que a saúde está melhorando. A região mudou muito, quando cheguei era tudo na terra e hoje o setor cresceu bastante”, lembra.

Para a pedagoga Patrícia Darlene, 36, os mutirões já fazem parte da cultura do trindadense. “Minha mãe faz os exames sempre nos mutirões. Hoje vim pegar meu exame de ecocardiograma”, conta. Ela, que vacinou no trailer do mutirão, reforça ainda a necessidade de ampliar a quantidade de mutirões tendo em vista o crescimento de casos de gripe e dengue.

Testes rápidos IST

O mutirão também realiza testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Rápidos e práticos, os exames são realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e os resultados saem em menos de 10 minutos.

Na rede municipal, os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na UPA do Setor Cristina.

Profissional da Secretaria Municipal de Saúde, Chalene Sales explica que a testagem é uma das formas de prevenção das doenças. “Quando se tem a testagem e o conhecimento é mais fácil o tratamento”, diz.

# Mais Saúde para Você

# Saúde