Servidores da Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária verificam nas residências utilização dos recursos do projeto, que são de R$ 7,5 mil para reforma e R$ 15 mil para construção. Iniciativa já atendeu mais de 500 famílias no município

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, realizou nesta terça-feira (28/02), uma vistoria em imóveis de moradores atendidos pelo Programa Trindade Construção e Reforma.

As visitas são uma das etapas do programa e devem ser realizadas com todos os beneficiados. Segundo a secretária de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Tayná Barbosa, “é muito importante ver que o valor está sendo bem aplicado”.

O Programa Trindade Construção e Reforma já beneficiou mais de 500 famílias. A entrega recente do benefício aconteceu no dia 18 de janeiro de 2024, com 250 cartões disponibilizados, sendo 189 para reforma (valor de R$ 7,5 mil cada) e 61 para construção (R$ 15 mil).

Maria Rosilene recebeu a visita da equipe da Prefeitura de Trindade. Moradora do Residencial Nova Canaã, ela morava de aluguel e precisava deixar o imóvel que ocupava quando foi beneficiada com o Cartão Construção. “Nós corremos, trabalhamos muito para entregar a casa no prazo certinho, e deu tudo certo”, afirma.

Há um mês, Maria Rosilene vive junto com o marido e o filho na nova residência erguida com o benefício recebido. “É muito gratificante, porque a gente trabalha, trabalha e hoje em dia o dinheiro só dá mesmo pra comprar comida e pagar aluguel”, relata. Ela descreve a mudança da situação de sua família: “Só em saber que a gente vai estar aqui e ninguém vai mandar a gente sair, não vai precisar da casa, é uma maravilha”.

Andreia Gonçalves vive no Residencial Santa Fé junto com o marido, que é pedreiro, e os quatro filhos. Ela recebeu o Cartão Construção. Para deixar de morar de aluguel, o casal havia adquirido um lote, e antes do benefício, a família morava numa casa feita de paletes. Hoje, vivem numa casa de alvenaria já rebocada.

“Hoje em dia eu olho e falo: nem acredito que tenho uma casa, posso dizer que é minha”, declara. “Conseguimos muita coisa. Se não fosse esse cartão, a gente não tinha nem começado”, pontua Andreia Gonçalves.

Simone Barros Chagas, que recebeu o Cartão Reforma, também conseguiu tirar a família de uma situação precária, pois a casa em que vivem no Setor Monte Sinai não tinha janelas e molhava por dentro quando chovia.

Ela está desempregada no momento e conseguiu adquirir vários materiais de construção, como cimento, para continuar na reforma do espaço onde vive. “[O benefício] ajuda bastante. Ao melhorar minha casa, vou ter uma vida nova”.