Nesta etapa foram destinados 250 cartões, sendo 189 para reforma (valor de R$ 7,5 mil cada) e 61 para construção (R$ 15 mil cada). Prestação de contas é feita por meio de notas fiscais dos produtos comprados nas lojas de materiais de construção locais. Beneficiados agradecem gestão municipal pela iniciativa que realiza sonhos

A Prefeitura de Trindade entregou os benefícios às famílias cadastradas que cumpriram as regras do Programa Trindade Construção e Reforma, nesta quinta-feira (18/01), no Auditório do Centro Social Pai Eterno (Cespe). O evento contou com as presenças do prefeito Marden Júnior e da primeira-dama, Dorinha. Trata-se do segundo ciclo, que teve início em agosto de 2022. Foram entregues 250 cartões, sendo 189 para reforma (valor de R$ 7,5 mil cada) e 61 para construção (R$ 15 mil cada).

No Programa Trindade Construção e Reforma, as famílias têm acesso aos valores em três etapas. Após receber a primeira parcela, o beneficiado tem até 60 dias para prestar contas. A partir daí, é liberada a segunda, e o processo é repetido até a terceira parcela. A prestação de contas é feita por meio de notas fiscais dos produtos comprados nas lojas de materiais de construção locais. É obrigatória a apresentação de todos notas fiscais dos produtos adquiridos.

O prefeito Marden Júnior celebra o momento de receber as famílias e fazer a entrega do benefício. “Os cartões levam dignidade às famílias, porque moradia é dignidade e respeito. Cabe a nós, poder público, achar ferramentas para ajudar pessoas que realmente precisam. Essa é uma responsabilidade nossa, de fazer justiça social. Nossa relação não termina nessa entrega. Na verdade, começa aqui, porque nossa equipe estará sempre em contato com cada um para orientar na hora de executar o valor em cada cartão”, pontua.

Com a obra realizada, a família beneficiada recebe a visita de uma equipe da prefeitura, com a presença da primeira-dama. “Foi muito gratificante chegar na casa das pessoas, ver o que já foi feito e saber se já pode liberar outra parcela. É muito bom ver a alegria das famílias, e isso nos enche de satisfação. Peço a todos que cumpram todos os prazos e que sejam iluminados nos serviços que vão fazer em seus lares”, destaca Dorinha.

A secretária de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Tayná Barbosa, lembra que todos os beneficiados precisam cumprir exatamente o que está nas regras do Programa Trindade Construção e Reforma. “Esse é um benefício que faz diferença para as famílias, porque traz qualidade de vida. Como já tivemos a experiência no ano passado, indicamos a todos que iniciem e terminem um serviço de cada vez nas residências. Cada parcela é liberada de acordo com o término do serviço anterior”, ressalta.

Entre as regras foi preciso apresentar domicílio em Trindade, no mínimo, de três anos e deixar com detalhes qual a reforma ou construção que será feita no endereço apresentado. Sendo inverídicas, é crime de falsidade ideológica (artigo 299 do Código Penal).

Priscilla Toopy Pereira Ribeiro, moradora do Parque Serra Branca, estava com tudo em ordem e recebeu o cartão construção. “Estou nessa luta de procurar ajuda já há mais de 20 anos e agora, graças à prefeitura, consegui, finalmente, meu cartão para construir um banheiro digno. Só tenho a agradecer. Isso é uma benção de Deus”.

A Câmara Municipal de Trindade enviou representantes na entrega dos cartões Construção e Reforma. “Trabalhamos em parceria com a prefeitura. Esse foi um dos projetos mais importantes que nós, vereadores, votamos porque dá condições do poder público auxiliar quem tanto precisa iniciar ou reformar a casa própria”, afirma o presidente da Casa, Pastor Zeca.