Balanço foi apresentado, na manhã desta segunda-feira (26/06), no Centro Administrativo Municipal, durante quarta reunião do órgão que coordena evento, com presenças do prefeito Marden Júnior e do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins. Maior número de romeiros foi no domingo (25/06), durante show do cantor Roberto Carlos, na Praça Dom Antônio Ribeiro. Estimativa é de que mais de 150 mil expectadores acompanharam apresentação

Os três primeiros dias da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno 2023 já superam as expectativas da Sala de Gestão Integrada, informa o presidente, secretário de Comunicação, Rodrigo Bueno. Cerca de 872 mil fiéis visitaram Trindade neste período. O maior número de romeiros foi no domingo (25/06), quando aconteceu o show do cantor Roberto Carlos, na Praça Dom Antônio Ribeiro, do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A estimativa é de que mais de 150 mil expectadores acompanharam a apresentação.

Os números foram apresentados, nesta segunda-feira (26/06), após a quarta reunião da Sala de Gestão Integrada, no Centro Administrativo Municipal, com as presenças do prefeito Marden Júnior e do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins. A Romaria 2023 teve início na sexta-feira (23/06), e segue até o domingo (02/07).

Cada órgão apresenta, diariamente, números e situações que aconteceram nas 24 horas anteriores. Assim, há um controle das decisões que deverão ser tomadas nas próximas horas. Com a organização, é possível aumentar, ao máximo, as situações que proporcionam segurança e apoio em saúde e infraestrutura aos romeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) considera “extremamente positivo” o trabalho realizado durante o show de Roberto Carlos, em especial em função do grande público presente. Não foi registrado nenhum incidente.

A distribuição de pontos médicos por parte da Prefeitura de Trindade é outro aspecto considerado fundamental. De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Queiróz, foram essenciais as estruturas montadas em locais estratégicos, na praça do Santuário Basílica, uma ao lado do palco, e outra em frente à gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

“Não houve sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, e Hospital Estadual de Trindade (Hetrin). Tudo foi possível resolver nos pontos de saúde”, ressalta o secretário.

Outro destaque é a limpeza da cidade. A Prefeitura de Trindade fez com que, duas horas após o show, todo o lixo estivesse recolhido, com 50 varredores de plantão.

A expectativa dos organizadores é de que a Romaria 2023 seja a maior de todos os tempos. Para isso, todos os órgãos e secretarias criaram cronogramas com mais equipes para atender as necessidades dos romeiros que chegam a Trindade.

Estiveram presentes os secretários Gustavo Queiróz (Saúde), Warley Lopes (Turismo e Cultura), Tayná Barbosa (Habitação, Planejamento urbano e Regulação Fundiária), Gabriela Alves (Assistência Social), Juliano Reis (Segurança Pública), presidente do Conselho Municipal de Turismo, Hélio Pinheiro, tenente-coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão de Bombeiro Militar.

A Sala de Gestão Integrada é composta por representantes das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Trindade (secretarias de Saúde; Assistência Social; Comunicação; Habitação, Planejamento urbano e Regulação Fundiária; Fazenda; Turismo e Cultura; Segurança Pública; Casa Civil, Planejamento e Gestão; Meio Ambiente; superintendente de Controle de Gastos Públicos; coordenador de Eventos; chefe de Gabinete; presidente do Conselho Municipal de Turismo), Igreja Católica (Igreja Matriz do Divino Pai Eterno; Santuário Basílica do Divino Pai Eterno) e diretoria geral do Hetrin.