Alunos do 5° ano da Escola Municipal Juvenil Ricardo de Freitas conheceram, nesta segunda-feira, (29/04), as peças de artesanato em madeira dos irmãos Mauro e Maurílio Rosa Bittencourt. As crianças com idades entre 9 e 11 tiveram contato com as técnicas de produção das peças do projeto batizado “Reciclando com arte em madeira”, e também uma aula ao ar livre em contato com a natureza no Parque Maria Pires Perillo, em Trindade.

Os artistas, contemplados pela Lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, ministraram uma palestra e demonstraram o processo de produção das peças artesanais.

Maurílio conta que começou a produzir as peças em madeira reciclável há cerca de 8 anos. “Somos caminhoneiros e nos dedicamos a arte aos finais de semana e tempo livre. Compramos as ferramentas e começamos, mas foi graças ao incentivo que o trabalho começou a dar certo e na Festa de Trindade vendemos bastante peças”, lembra.

A aula ao ar livre contou ainda com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que explicou a importância da preservação ambiental e do contato cedo das crianças com a natureza. Vanderleia Alves, educadora ambienta da pasta, diz que esse contato gera uma sensibilização e desenvolvimento de valores importantes para a preservação. “Aqui eles vão entender o ciclo de vida da árvore e que aquilo que iria para o lixo é transformado em artesanato”.

As peças em madeira recicláveis remetem a tradição sertaneja como os carros de boi, costume em Trindade, principalmente na Romaria, pilão e porteiras. Além disso, os artistas representaram, em madeira, a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno.

A professora de Geografia e História Maria de Fátima, lembra que as crianças não tem esse contato próprio com as tradições sertanejas representadas na arte dos irmãos. “Meu avós tinham engenho de cana na fazenda, usavam o pilão. Eu via meus tios fazendo os doces nessa época. Acho muito interessante o desenvolvimento ecológico para as crianças aprenderem sobre o meio ambiente e é importante conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e das nascentes”, diz.

# Artesanato

# Cultura