Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais nesta quarta-feira (24/11) na segunda conferência do ano. “Um ano difícil, cheio de novidades, desafios e sacrifícios, especialmente para vocês da Saúde que deixaram suas famílias e muitas vezes se expuseram na pandemia”, disse o prefeito, em agradecimento. Secretário Rogério Taveira disse que a determinação do prefeito é aumentar de 8 para 30 os farmacêuticos da rede e que eles vão ajudar os pacientes a consumir a medicação ofertada, reduzindo riscos

Trindade passará a ter um farmacêutico em todas as 30 unidades básicas de saúde do município no próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Marden Júnior que abriu na manhã desta quarta-feira (24/11) a 2ª Conferência de Saúde de 2021 da Secretaria Municipal de Saúde.

“Vamos oferecer cada dia mais um atendimento de maior qualidade e segurança à nossa população”, destacou ele.

A presença do farmacêutico nas UBSs representa uma condição melhor e mais eficiente para que os pacientes tenham proveito com medicamentos que são receitados e entregues gratuitamente nas unidades.  Ou seja, o paciente vai obter orientação na hora, vinda de um profissional com conhecimento nas formulações, seus efeitos, reações, contraindicações ou interações que devem ser evitadas.

Para o prefeito, a realização da conferência é uma forma transparente e positiva de encerrar “um ano difícil, cheio de novidades, desafios e sacrifícios, especialmente para vocês da Saúde que deixaram suas famílias e muitas vezes se expuseram na pandemia”, disse, em agradecimento.

A conferência reúne técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, motoristas da Saúde, odontólogos, farmacêuticos, entre outros, divididos em duas turmas, pela manhã e pela tarde, no auditório do Cespe, no Setor Samarah. Está prevista uma 3º conferência em dezembro.

O secretário de Saúde, Rogério Taveira, destacou que o ano tem sido de muito trabalho para todo o setor, mas que a forma do prefeito gerir a Saúde, “é dando autonomia para que o setor seja descentralizado e que o protagonismo seja focado no bem-estar da população e dos servidores”.

Ele comemorou o anúncio de cobertura farmacêutica total nas UBSs feito por Marden Júnior. “Atualmente, temos a presença de farmacêutico em oito unidades, e vamos passar a ter em 30 UBSs, ou seja, em todas no próximo ano”, confirmou.

Durante o evento, foram feitas homenagens a servidores que se destacaram no atendimento aos trindadenses. O odontólogo Yuri Gabriel Miguel Albernaz, que trabalha atualmente na UBS do Samarah, foi um deles.

O profissional recebeu um certificado com os agradecimentos públicos e salientou que foi um gesto “muito gratificante e resultado da glória divina”. Na unidade, com agenda aberta de segunda até sexta-feira, Yuri atende em média 13 pacientes por dia, ou 65 pessoas por semana.

Depois de um intervalo, os participantes assistiram à palestra “Ação Legal é com Saúde” proferida pelo coordenador da Escola de Governo da Prefeitura, Cláudio Prado. Motivacional, a palestra focou no trabalho em equipe e em experiências importantes de situações de grande impacto, como a vivência do próprio pessoal da Saúde durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19.

Prestigiaram a abertura do evento também o secretário de Indústria e Comércio, Gustavo Queiróz, o Diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, a Diretora da UPA Dilson Alberto de  Souza, Joseane Oliveira, e a diretora de Regulação da secretaria, Cisley Maria de Oliveira.