Estimativa de liberação de R$ 3 milhões em editais para projetos da área cultural atraiu artistas, produtores e ativistas de diversos segmentos. Participaram segmentos da cultura pop, músicos, artesãos, atores, membros das culturas cigana e afrodescendentes, entre outros. Cerca de 99% dos recursos vão para projetos de audiovisual. Plano de ação vai levar em conta o que público sugeriu e servir de base para os editais assim que sair normativa federal, no início de maio

Artistas de vários segmentos participaram na noite de quarta-feira (12/04) da Plenária Municipal da Lei Paulo Gustavo, realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural e pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Trindade. Os cerca de 100 participantes foram informados de que existem aproximadamente R$ 3 milhões previstos para o município em 2023, com execuções até agosto.

Participaram segmentos da cultura pop, músicos, artesãos, atores, membros das culturas cigana e afrodescendentes e muitos outras expressões culturais de Trindade. Cerca de 99% dos recursos vão projetos de audiovisual.

A plenária foi oportunidade para sanar dúvidas e colher orientações sobre como ter acesso aos valores quando os editais forem publicados pela secretaria e até sobre como prestar contas depois. O público acompanhou explanação sobre o passo a passo da Lei Paulo Gustavo.

Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Turismo e Cultura de Trindade, Warley Lopes. Agora, as sugestões apresentadas serão avaliadas para entrarem no plano de ação que vai guiar o processo.

A assessora técnica da secretaria, Elisane Marta de Maria, explica que este plano será realizado assim que a normativa federal for divulgada, o que está previsto para o dia 2 de maio.

Depois que isso ocorrer, ela destaca que os recursos serão liberados conforme os editais e a execução realizada até o mês de dezembro.

A Plenária foi realizada na Câmara Municipal de Trindade e prestigiada por parlamentares.

São elegíveis para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo os fazedores de cultura de áreas como artes visuais; leitura e literatura; expressões artísticas e culturais de povos tradicionais; coletivos culturais não formalizados; carnaval; cultura hip-hop e funk; entre outros.