A Prefeitura de Trindade realizou, nesta quinta-feira (18/03), por meio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da Secretaria de Saúde, o serviço de acompanhamento e acolhimento de moradores em situação de rua, no município. Os profissionais da saúde também fizeram a testagem para Covid-19. Em 23 pessoas, todos deram resultado negativo.
O trabalho de acompanhamento é continuo. A Secretaria de Assistência Social identifica o motivo pelo qual o morador está em situação de rua, faz o acolhimento e, caso seja seu desejo, ele é encaminhando para uma clínica de reabilitação. Além disso, identifica os que não são de Trindade e os encaminha para o município ou estado de origem.
“Estamos fazendo essa triagem para melhorar a qualidade de vida desses moradores”, explica a secretaria de Assistência Social, Gabriela Alves.
Além dessa identificação, os profissionais da saúde realizam o acompanhamento médico dessas pessoas e também a testagem para a Covid-19, devido ao crescimento no número de contaminações pelo vírus e por causa das condições em que vivem, sem acesso aos métodos de higiene adequados para o momento.
“Nós fizemos uma busca ativa, em toda a região onde eles costumam ficar, abordamos 23 moradores e testamos 100% deles e nenhum teve o resultado positivo para Covid-19”, informa o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório.
“Isso se dá graças ao trabalho em conjunto da Assistência Social e da Secretaria de Saúde que tem o programa Consultório de Rua, composto por um profissional médico e uma equipe de enfermagem, que acompanha esses moradores com frequência”, reforça Leonardo.

