Tem direito à visita do Vacimóvel na residência o morador de Trindade que seja deficiente físico com dificuldade de locomoção, deficiente mental grave, e pessoas com dificuldades de locomoção temporária ou permanente como idosos ou acamados. Os imunizantes são levados após agendamento. Vigilância em Saúde de Trindade informa que aguarda nota técnica para iniciar imunização contra Covid em bebês entre 6 meses e crianças de 4 anos de idade, conforme autorizado na sexta-feira (16/09) pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Trindade está promovendo em casa a vacinação contra a Covid-19 e Influenza de um grupo especial de moradores. É o Programa Vacina em Casa, que leva os imunizantes no Vacimóvel quando acionado.

Paralelo a isso, assim que chegar a nota técnica do Estado, autorizando e fornecendo imunizantes contra Covid para bebês entre 6 meses e crianças de 4 anos de idade, a Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Trindade dará início à vacinação desse novo grupo. Essa vacinação foi liberada na sexta-feira (16/09) pelo Ministério da Saúde.

No caso do Programa Vacina em Casa, os critérios indicam que tem o direito à visita do Vacimóvel na residência o morador de Trindade que seja deficiente físico com dificuldade de locomoção, deficiente mental grave, e pessoas com dificuldades de locomoção temporária ou permanente como idosos ou acamados.

Estas pessoas ou seus familiares entram em contato pelos telefones 3506-7066 ou 3506-1629 onde se informam sobre os requisitos para o cadastro e o agendamento.

Por ser demanda espontânea, ainda que submetida aos critérios, ainda não há um levantamento de quantas pessoas serão atendidas pelo programa que teve início há cerca de 15 dias e não tem prazo de duração.

Aos que se enquadram no agendamento, são oferecidas, prioritariamente, vacinas contra Covid-19 e contra Influenza. Mas a coordenação do programa explica que, se houver outro imunizante do calendário vacinal em atraso, a pessoa pode solicitar também esta vacina que o Vacimóvel terá condições de conduzir os imunizantes até a residência com os controles necessários.

A idosa Nadir Seabra Santana riu ao falar que a vacina doeu um pouco no braço. Em seguida, agradeceu por ter recebido a visita do Vacimóvel na casa dela, no setor Maysa 3, na manhã de segunda-feira (19/09). “Estou protegida agora, não daria conta de sair de casa porque não consigo andar longe”, explicava, logo após receber as doses contra Influenza e contra Covid-19.

Já na casa de Suelme Mendes, no Setor Estrela do Oriente, foram vacinadas a filha Pollyana, que está acamada há cerca de 40 anos, vítima de atrofia cerebral; a própria idosa, de 73 anos, e o marido, de 77 anos. “Agradeço de coração a vocês que vieram, à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Trindade por ter trazido essas vacinas até aqui na casa da gente”, afirmou a idosa, se dirigindo às técnicas que ministraram as doses.