Desenvolvido pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), complexo homeopático estará disponível em todas as UBS de Trindade a partir de segunda-feira (11/03). Anúncio foi feito durante Mutirão Trindade é Delas, realizado na sede da Secretaria de Saúde

Diante do aumento dos casos de dengue, diversas medidas têm sido implementadas para conter a propagação da doença. Nesse contexto, a Prefeitura de Trindade anunciou, nesta sexta-feira (08/03), uma iniciativa inovadora: a apresentação de medicação destinada a reduzir os efeitos dos sintomas.

Desenvolvido pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), o complexo homeopático estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Trindade a partir de segunda-feira (11/03). O anúncio foi feito durante o Mutirão Trindade é Delas, realizado na sede da Secretaria de Saúde.

O prefeito Marden Júnior ressaltou a importância da medicação como uma medida significativa, mas também enfatizou a necessidade de conscientização da população sobre as medidas preventivas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também da chikungunya, Zika e febre amarela urbana.

Segundo o prefeito, “além do acesso à medicação para aliviar os sintomas da doença, é fundamental trabalharmos para reduzir os casos de dengue, com a conscientização sobre a limpeza e adequação dos ambientes, tanto dentro das residências quanto em terrenos baldios, tendo em vista erradicar a dengue em nosso município de Trindade”.

Para obter a medicação, os moradores devem procurar o farmacêutico da Unidade Básica de Saúde de sua referência, portando documento com foto, comprovante de endereço e cartão SUS de Trindade.

O secretário municipal de Saúde, Gustavo Queiróz, esclareceu que o complexo homeopático não é uma vacina, mas sim um estimulante do sistema imunológico. Seu objetivo é amenizar os sintomas da dengue e reduzir o risco de complicações hemorrágicas caso a pessoa contraia a doença.

O medicamento é administrado por via oral, com apenas duas gotas diluídas em uma pequena quantidade de água, a cada 3 meses, antes mesmo da pessoa ser picada pelo mosquito e contrair o vírus da dengue. O secretário também destacou que o medicamento é seguro, sem efeitos colaterais e indicado para todas as idades, inclusive gestantes.

A primeira-dama do município, Dona Dorinha, foi quem trouxe a iniciativa para Trindade, após ver a notícia sobre a medicação em um telejornal. Ela ressaltou a importância da medida, ao afirmar que “essa medicação não é uma vacina, mas ela ameniza os sintomas, então só de amenizar já é muito importante, porque essa é uma doença grave e a medicação não tem contraindicações”.

Moradora do setor Rosa Morena, Ruth dos Reis, grávida, aproveitou o mutirão para tomar a primeira dose do complexo homeopático, assim como seu filho de dois anos e dois meses. Para ela, essa é uma medida essencial de prevenção, mesmo nunca tendo tido dengue anteriormente.