SAÚDE DE TRINDADE RECOMENDA USO DE UMA DAS 28 UBS PARA ATENDIMENTOS NÃO EMERGENCIAIS
Coordenador clínico da UPA Cristina, Marcon Jonhson, explica que pacientes com sintomas leves como dor no corpo, garganta e resfriados comuns podem procurar uma das unidades básicas de saúde
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recomenda a população de Trindade utilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos não emergenciais. Casos não urgentes e/ou pouco urgentes devem ser preferencialmente atendidos em ambulatório em uma das 28 UBS disponíveis nos bairros. Além da proximidade com o morador, o atendimento é mais rápido.
Hoje, a Unidade de Pronto Atendimento do Setor Cristina, em Trindade, atende em média 500 pacientes por dia de diferentes graus de risco. De acordo com dados da SMS, mais de 40% dos pacientes atendidos na UPA são de outros municípios.
Médico e coordenador clínico da UPA Cristina, Marcon Jonhson, explica que pacientes com sintomas leves como dor no corpo, garganta e resfriados comuns podem procurar uma das unidades básicas de saúde. “Estão preparadas para administrar medicações endovenosas para tirar dor, náuseas e enjoo. Além disso, as unidades possuem farmácias que distribuem medicações sem custo algum”.
As UBS do município foram equipadas com cadeiras de hidratação para acolher casos de dengue e Síndrome respiratória aguda grave (SARS) como gripe e Covid-19. Em Trindade, são 28 UBS disponíveis para atendimentos das 7h às 18h. Você pode conferir a unidade mais próxima de você e o endereço clicando aqui.
Além disso, as unidades básicas de saúde são a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os cuidados básicos da saúde da população são atendidos.
Classificação de risco
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza o Protocolo de Manchester. Assim, os pacientes que chegam nas unidades de Saúde de Trindade são classificados pelo grau de prioridade, privilegiando casos mais graves.
Entenda as cores
– Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
– Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;
– Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;
– Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;
– Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.
Entenda o fluxo
– Triagem: consulta com enfermeiro para averiguação dos sintomas e definição das prioridades de atendimento conforme classificação de risco;
– Recepção: a ordem de chamada para o atendimento médico segue o protocolo da classificação de risco. Casos mais graves são atendidos primeiro;
– Atendimento Médico: o atendimento inclui consulta, medicação, pequenas cirurgias e internações de até 24 horas. Casos complexos são encaminhados para unidades especializadas.