A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recomenda a população de Trindade utilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos não emergenciais. Casos não urgentes e/ou pouco urgentes devem ser preferencialmente atendidos em ambulatório em uma das 28 UBS disponíveis nos bairros. Além da proximidade com o morador, o atendimento é mais rápido.

Hoje, a Unidade de Pronto Atendimento do Setor Cristina, em Trindade, atende em média 500 pacientes por dia de diferentes graus de risco. De acordo com dados da SMS, mais de 40% dos pacientes atendidos na UPA são de outros municípios.

Médico e coordenador clínico da UPA Cristina, Marcon Jonhson, explica que pacientes com sintomas leves como dor no corpo, garganta e resfriados comuns podem procurar uma das unidades básicas de saúde. “Estão preparadas para administrar medicações endovenosas para tirar dor, náuseas e enjoo. Além disso, as unidades possuem farmácias que distribuem medicações sem custo algum”.

As UBS do município foram equipadas com cadeiras de hidratação para acolher casos de dengue e Síndrome respiratória aguda grave (SARS) como gripe e Covid-19. Em Trindade, são 28 UBS disponíveis para atendimentos das 7h às 18h. Você pode conferir a unidade mais próxima de você e o endereço clicando aqui.

Além disso, as unidades básicas de saúde são a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os cuidados básicos da saúde da população são atendidos.

Classificação de risco

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza o Protocolo de Manchester. Assim, os pacientes que chegam nas unidades de Saúde de Trindade são classificados pelo grau de prioridade, privilegiando casos mais graves.

Entenda as cores

– Vermelha – Emergência: atendimento imediato;

– Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;

– Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;

– Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;

– Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

Entenda o fluxo

– Triagem: consulta com enfermeiro para averiguação dos sintomas e definição das prioridades de atendimento conforme classificação de risco;

– Recepção: a ordem de chamada para o atendimento médico segue o protocolo da classificação de risco. Casos mais graves são atendidos primeiro;

– Atendimento Médico: o atendimento inclui consulta, medicação, pequenas cirurgias e internações de até 24 horas. Casos complexos são encaminhados para unidades especializadas.

# Saúde

# UBS