POPULAÇÃO VAI SE BENEFICIAR DO PROJETO DE COMPOSTAGEM, LANÇADO PELA PREFEITURA DE TRINDADE


A Prefeitura de Trindade lançou, nesta quinta-feira (22/04), Dia da Terra, o Projeto Compostagem, em solenidade realizada no auditório Prefeito Hilton Monteiro, no Centro Administrativo Municipal.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Trindade, por meio da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a Faeg Jovem Trindade.

A compostagem transforma matéria orgânica, que seria jogada no lixo, em adubo natural, sem uso de produtos químicos. O composto é formado a partir da mistura de restos de resíduos da feira de domingo, realizada no Centro da cidade, esterco de vaca e folhagens de podas feitas por trabalhadores da prefeitura.

Todo esse material é misturado em um local específico na cabeceira da Estação Ecológica Barro Preto, no Setor Cristina. Foram geradas duas toneladas de adubo orgânico a partir dessa compostagem.

Inicialmente, a produção será destinada ao Centro de Convivência Vila Vida, Cespe (Centro Social Pai Eterno), MCM (Missão Cristã Mundial) e Rotary Clube Trindade para que possam adubar as hortas que produzem alimentos para cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

A população também pode retirar a compostagem para cultivar plantas em casa. O projeto tem capacidade para gerar volume suficiente de material capaz de atender um grande número de moradores de Trindade.

“Moradores interessados podem ligar no telefone 3506-7054 e agendar um dia para retirar o adubo orgânico e cultivar uma horta em casa”, explica Esmeraldo Filho, presidente da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O prefeito Marden Júnior parabenizou toda a equipe que, em dois meses de trabalho, produziu duas toneladas de adubo orgânico a partir da compostagem. “Trindade está aberta a projetos grandiosos como esse”, disse.

“É preciso ser ousado para, em pouco tempo, iniciar, desenvolver e apresentar um resultado assim”, afirma o prefeito. “O Projeto Compostagem, nascido aqui na nossa cidade, vai se tornar uma referência para todo o Estado. Isso nos traz a certeza de que estamos seguindo no caminho certo para o desenvolvimento do nosso município”, destaca Marden Júnior.

Durante o lançamento do Projeto Compostagem foi assinado um termo de cooperação entre a Faeg Jovem Trindade e a Prefeitura Municipal para que possam continuar com o desenvolvimento de projetos agroambientais no município.

“Esse é somente o primeiro de muitos projetos que vamos desenvolver”, relatou o coordenador de eventos e parcerias da Faeg Jovem Trindade, João Batista de Araújo. “A compostagem traz a possibilidade de diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário, o que vai permitir uma vida útil maior”, avalia. “Tem ainda a questão de gerar alimentos sem agrotóxicos, já que o adubo é orgânico”, pontua.

Além da equipe envolvida no Projeto Compostagem participaram do lançamento os secretários municipais Sérgio Sanches (Educação), Thayná Barbosa (Habitação), vereador Maurinho de Paula e representante da OAB Trindade, Rodrigo Santana.