Evento apresenta 60 pratos que serão servidos por 30 expositores selecionados. “Nossa expectativa é de que visitem o local em torno de 60 mil frequentadores”, estima prefeito Marden Júnior. Em 2022, participaram 30 mil. Este ano, sai da Praça da Prefeitura para novo local, o Carreiródromo Ada Cyra. Serão oferecidos produtos com preços que vão de R$ 8 a R$ 32. Ingrediente principal é mandioca, produto tradicional do município. Shows musicais serão solidários, e entrada é 2 quilos de alimentos não perecíveis. Sexta-feira (25/08), Zeca Baleiro, sábado (26/08), banda Liga Joe e grupo Pagode 100 Frescura, e domingo (27/08), Alceu Valença

A Prefeitura de Trindade realizou, nesta terça-feira (23/08), o pré-lançamento do IX Festival Gastronômico de Trindade ao público e à imprensa, na sede do Grupo Desencanto. O evento apresentou os pratos que serão servidos na edição 2023.

“Nossa expectativa é de que visitem o local em torno de 60 mil frequentadores”, estima o prefeito Marden Júnior. No ano passado, em torno de 30 mil participaram do evento.

O festival será realizado entre dias 25 e 27 de agosto. Este ano, sai da Praça da Prefeitura para novo local, o Carreiródromo Ada Cyra. Foram selecionados 30 expositores que vão apresentar uma variedade de 60 pratos. O ingrediente principal é a mandioca, produto tradicional do município. A carne suína também vai entrar no cardápio.

Marden Júnior ponta que o festival toma grandes proporções e cresce mais a cada ano, por isso foi transferido para o novo local. De acordo com ele, a expetativa é de que o número de participantes que passem pelo carreiródromo durante os três dias seja o dobro do que no ano passado.

“Hoje nós estamos em um novo local, nos adaptamos à necessidade do público. Devido à quantidade de pessoas, levamos para o Carreiródromo Ada Cyra. Com eficiência, a logística dentro do evento permite mais comodidade a todos os visitantes e expositores”, afirma o prefeito.

Os expositores passaram por treinamentos para que as receitas chegassem à qualidade exigida pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, pasta que organiza o evento. Serão oferecidos produtos inovadores com preços atrativos, que vão de R$ 8 a R$ 32.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, o evento se torna o carro-chefe da Prefeitura de Trindade, que terá um calendário fixo, sempre em agosto, mês do aniversário de Trindade. “Temos pela frente uma grande amplitude, movimentaremos diversas áreas importantes do município, como o turismo, economia, gastronomia, cultura, comércio e lazer”, aponta.

“O impacto que o festival gera vai desde os participantes que vão ao salão de beleza, que compram aquela roupa para se sentirem mais aconchegantes e bonitos, até os que se hospedam em Trindade”, projeta Warley Lopes.

O secretário cita o impacto econômico dos próprios comerciantes expositores que compram os produtos para preparar os pratos que vão ser vendidos no festival, até os depósitos de bebida, e os veículos de aplicativos que levam frequentadores para o local. “Todos os setores são movimentados por meio do festival”, ressalta.

As forças de segurança pública e salvamento acompanharão o evento e vão fornecer pronto-atendimento. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com ambulâncias do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, da Polícia Militar, brigadistas e seguranças especializados estarão de prontidão para servir aos participantes.

“É um evento que não vai deixar nada a desejar. Está sendo pensado tecnicamente em todos os detalhes”, afirma Warley Lopes.

Também as louças onde os alimentos serão servidos foram analisadas, todas produzidas de barro pela Casa do Artesão de Trindade, no distrito de Santa Maria.

Além da gastronomia, o festival terá atrações culturais e shows musicais. Sexta-feira (25/08), quem se apresenta é o cantor Zeca Baleiro, no sábado (26/08), os shows ficam por conta da banda Liga Joe e do grupo Pagode 100 Frescura, no domingo (27/08), a festa é comandada por Alceu Valença.

A entrada para os shows é solidária. O público pode doar 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues para instituições beneficiadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A coordenadora de Planejamento e Projeto da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Amanda Magalhães, afirma que “esperamos muita celebração, porque é uma festa que organizamos há pelo menos quatro meses, desde o processo de edital, até treinamento e seleção dos expositores”.

“Hoje a festa de lançamento já acelera um pouco o nosso ritmo para aquilo que realmente vai culminar em uma festa tão bela que o prefeito Marden Júnior e a Secretaria de Turismo e Cultura organizam em várias linhas de frente”, conclui Amanda Magalhães.

O Festival Gastronômico de Trindade conta com patrocinadores como Sebrae Goiás, Sesc, Goiás Social e Caixa Econômica Federal.