Audiência foi realizada na Câmara Municipal de Trindade para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Lei Aldir Blanc. Artistas do município participaram apresentando as necessidades do setor cultural

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou na noite desta quinta-feira (25/04) uma Audiência Pública para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Lei Aldir Blanc.

Integrantes da classe artística compareceram para apresentar as demandas do setor, sendo ouvidos pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Trindade.

O Secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, pontuou a respeito desta ação de financiamento cultural. “É um recurso do governo federal que chega pra Prefeitura de Trindade fazer gestão através de uma política pública, de editais, de todo um processo”, declara.

O produtor cultural Hélio Martins comentou a importância de um momento como esse. “Quais são as sugestões para editais pra que a gente possa disponibilizar esse recurso de uma forma uniforme, mas ao mesmo tempo também coerente e que atenda às necessidades do artista”, pontua.

O cantor Pierre Dias, que foi um dos contemplados pela Lei Paulo Gustavo no Edital de Chamamento Público nº 03/2023, contou de que forma os recursos públicos já colaboraram no seu trabalho. “A gente deu início na gravação de videoclipes de músicas autorais”. E já antecipou o que espera poder realizar a partir da Lei Aldir Blanc. “Com essa lei agora, a gente pode subir um degrau a mais e conseguir uma gravação de um DVD completo”.

A Lei nº 14.017, também conhecida como Lei Aldir Blanc, determina a destinação de recursos do governo federal para fomentar o incentivo à produção cultural.