ALVORADA, PROCISSÕES E MISSAS FECHAM MANHÃ DO DIA MAIS SOLENE DA ROMARIA DE 2022

3 de julho de 2022 - Administração

Antes mesmo do sol nascer, a praça do Santuário Basílica estava tomada de romeiros neste domingo (03/07). Todos queriam assistir as celebrações do último dia da Romaria de Trindade, tradicionalmente as mais procuradas pelos romeiros. Na segunda-feira, a Sala de Gestão Integrada divulga um balanço dos dez dias da romaria deste ano

 

A manhã deste domingo (03/07) trouxe milhares de romeiros até Trindade para as diferentes celebrações que tradicionalmente marcam o último dia da Romaria do Divino Pai Eterno.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhou a Missa Solene, celebração presidida às 8h por dom Raymundo Damasceno de Assis, Cardeal de Aparecida do Norte (SP), no Santuário Basílica. Estavam na missa também o governador Ronaldo Caiado, a Primeira-Dama Gracinha Caiado, e dezenas de autoridades locais, estaduais e federais.

No início da missa, o governador falou sobre a fé no Divino Pai Eterno externada nas missas que assistiu em Trindade neste domingo: “É um momento de muita reflexão, de análise sobre o que passamos nos últimos dois anos, momento de ter muita fé, muita humildade e muita esperança”.

Também o prefeito de Trindade destacou sua gratidão ao Pai Eterno, “por permitir realizar essa romaria de forma presencial após dois anos de muitas dificuldades e incertezas”. Marden Júnior destacou que, como devoto, romeiro do Divino Pai Eterno, a Romaria de Trindade “é uma escola para todo mundo”.

Ele prosseguiu afirmando: “Chegou a hora de dizer um sim à nossa romaria, aos nossos romeiros, nossos carreiros, a todos que saíram de suas casas para vir a Trindade nesse período de retomada, e que são milhares de pessoas”.

Muitos fiéis passaram a noite caminhando pela Rodovia dos Romeiros para chegar a tempo do primeiro evento do último dia, a Alvorada Festiva, às 4h30. Depois, seguiram na Procissão de Penitência, às 5h, carregando o estandarte do Divino Pai Eterno entre a igreja Matriz e o Santuário Basílica, onde foi levado ao altar para a missa das 5h45.

As celebrações do último dia da Romaria de Trindade são as mais procuradas pelos romeiros. A praça do Santuário foi tomada por milhares de pessoas pouco antes do sol nascer.

O público ouviu atento as pregações de dom Raymundo Damasceno de Assis, convidado especial, e do reitor da Basílica, padre João Paulo Santos, cantando animado os hinos puxados pelo padre Welinton da Silva. O foco de todos estava no tema da Romaria de 2022: “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”.

O tema remetia à sobrevivência dos presentes, que de diferentes formas foram impactados pela pandemia de Covid-19. Também remetia à capacidade de realizar a romaria deste ano, “preparando tudo em menos de três meses, graças ao esforço conjunto de todos: Igreja, Prefeitura, forças de segurança, governo do Estado”, citou o reitor, em agradecimento.

Estas instituições, inclusive, fazem parte da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022 que se reuniu todos os dias no Centro Administrativo e preparou a cidade em termos de segurança, atendimento de urgência, vacinação, limpeza, atendimento aos turistas, trânsito, entre outras necessidades.

Na manhã de segunda-feira (04/07), o balanço destes atendimentos será divulgado em entrevista coletiva às 10horas.

No que depender de pessoas como o empresário Rogério Emílio de Oliveira, de Divinolândia, dono de uma empresa de turismo, a vinda para Trindade está apenas sendo reiniciada.

Ele conta que antes de 2019 vinha no mínimo 32 vezes por ano trazendo turistas de várias cidades paulistas para celebrações religiosas em Trindade, e que agora vai retomando a vinda, “não só como empresário, mas também como romeiro”.

 

Por fim, chamou de “recomeço” a festa deste ano e disse que a prefeitura organizou tudo com “muito capricho, muito zelo, com uma renovação na estrutura que deu uma cara muito mais alegre para a cidade”.