Um sistema de gestão com recursos de tecnologia da informação, dentro do conceito de cidade inteligente, começa a ser implantado na Prefeitura de Trindade. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (09/09) ao prefeito Marden Júnior, aos secretários e presidentes de agências municipais.

Inicialmente o sistema está sendo implantado interligando áreas da Administração Municipal, de modo a permitir o acompanhamento de demandas entre as áreas. Isso visa dar racionalidade no planejamento e eficiência na entrega dos serviços necessários à cidade.

No segundo momento, previsto para 2022, a população é que vai ter acesso às suas demandas através de aplicativo e pelo site oficial da Prefeitura. Quem pedir a troca de uma lâmpada, o asfaltamento de uma rua, encaminhamento a uma vaga de emprego, ou uma consulta médica, por exemplo, poderá rastrear e acompanhar toda a evolução da solicitação virtualmente.

O sistema é parecido com o já implantado em cidades como Curitiba (PR). “Temos construído uma gestão participativa, envolvendo auxiliares do primeiro, segundo e terceiro escalão, mas principalmente ouvindo a população. Continuar ouvindo é o recado nessa reunião”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, o sistema que está sendo implantado tem o objetivo de, no primeiro momento, “organizar, planificar e ampliar os serviços que a Prefeitura presta ao cidadão e, na etapa seguinte, automatizar o atendimento das demandas da população através do aplicativo e do site da prefeitura”, salientou.

O sistema foi apresentado pelo assessor do gabinete do prefeito, Cristiano Galindo, que coordena esse trabalho. De acordo com ele, a área de tecnologia da Informação da Prefeitura está passando por ajustes e modernização durante a primeira fase de implantação do sistema. Esta fase permitirá o acesso das áreas para a alimentação de dados.

“Primeiro o sistema vai facilitar o planejamento dos serviços e dos gastos necessários para eles através do acesso de informações pelas áreas administrativas. Depois dessa fase, ele vai democratizar a gestão, dando acesso ao cidadão”, reforçou o assessor.

A mesma reunião foi realizada também para o planejamento das secretarias e agências.