“Estamos no Outubro Rosa, mês de contemplar a saúde da mulher”, destacou Marden Júnior. Passeio abriu manhã de domingo reunindo 150 mulheres ciclistas de Trindade em torno da conscientização sobre o câncer de mama e de cólo de útero. Grupo pedalou cerca de 40 quilômetros­

O domingo (17/10) foi escolhido por 150 mulheres para a realização do 2º Passeio Ciclístico Outubro Rosa, em Trindade. O evento foi organizado pelo grupo “Pedal Elas de Bike” e apoiado pela Prefeitura.

Elas pedalaram cerca de 40 quilômetros entre ida e volta de Trindade até o Distrito Cedro e retorno, finalizando em almoço festivo no Parque Maria Perillo.

O prefeito Marden Júnior participou da largada. “Estamos no Outubro Rosa, mês de contemplar a saúde da mulher”, enfatizou o prefeito.

Ele citou que foi uma ação festiva e de conscientização no mesmo propósito, “a exemplo de várias outras atividades que estão sendo realizadas ao longo do mês”. O prefeito frisou ainda que a prefeitura dá o apoio necessário a todos os eventos do Outubro Rosa.

O prefeito foi acompanhado da mãe, a primeira dama de Trindade, dona Dorinha. Ela disse que estava muito feliz por ver tantas mulheres dispostas a colocarem a saúde em primeiro lugar. “O esporte é parte essencial da saúde, então estão todas de parabéns”, disse, se referindo às ciclistas.

Também estavam prestigiando vários titulares e servidores das secretarias que deram apoio, tais como a de Esporte e Juventude, Luana Martins, de Meio Ambiente, Roberto Badur, de Turismo e Cultura, Warley Lopes, enquanto o de Saúde, Rogério Taveira, enviou cumprimentos especiais.

O 2º Passeio Ciclístico Outubro Rosa foi idealizado e realizado pela Pastora Simone Martins, que há dois anos trata um câncer de mama e iniciou no ciclismo por orientação médica. Chamando outras mulheres, ela formou o grupo Pedal Elas de Bike, hoje com 160 ciclistas. “A meta é despertar a mulher para o Outubro Rosa, para a mulher se conscientizar do auto-exame”, disse sobre o passeio desse domingo.

Ela explicou que, no início, era um trabalho independente que cresceu e foi abraçado pela Prefeitura. “Nada melhor que ter o apoio do nosso município, que está aberto ao esporte na cidade. Com esse apoio, mais pessoas serão alcançadas tanto na região Central quanto na Trindade Leste”. A prefeitura, citou ela, se tornou um braço desse movimento.

À frente da pasta mais próxima tecnicamente do evento, Luana Martins classificou o passeio ciclístico como um “movimento de conscientização de todas as mulheres, para que façam seus exames preventivos contra o câncer”.

Segundo ela, a Prefeitura é parceira das organizações porque suas atividades vêm de encontro aos objetivos da gestão, de prevenir e tratar as cidadãs da cidade. “Um pedal com esse estilo leva muita informação, leva conteúdo para que as mulheres busquem ajuda, além dele próprio ser uma forma de prevenção ao câncer”, detalhou a secretária.

Quem representou os vereadores da cidade, atuando também na animação do passeio com sua narração profissional foi o vereador Marco Ferreira.  “É uma felicidade representar o Legislativo de Trindade nessa ação para ajudar na prevenção do câncer de mama, do câncer de colo de útero”. Ele reforçou que a boa política se faz com ações envolvendo a comunidade, os poderes Legislativo e Executivo pelo bem da população.

Ana Beatriz Martins, médica e filha da Pastora Simone, também estava no passeio. Ela orienta que o esporte deve ser utilizado como prevenção. “Ele acelera o metabolismo, faz controle do peso e é excelente para prevenir, auxiliando no tratamento, fazendo o controle da doença e melhorando as respostas às medicações”, explicou.

Além disso, reforçou a médica, a prática de um esporte como o ciclismo representa “realização pessoal, alto desafio, libera hormônios do prazer e da conquista isso traz controle emocional e melhora as respostas”.

E fazer isso durante um mês dedicado à saúde feminina dá ainda mais sentido a tudo. Foi assim que a ciclista e auxiliar de serviços gerais Eva Martins viu o passeio. “Ajuda na prevenção e, se a gente não se cuidar, ninguém cuida pela gente”.

Na mesma linha, a engenheira Fernanda Nogueira destacou a relevância de mobilizar a sociedade no Outubro Rosa. “Isso ajuda a estimular a prevenção do câncer, e também para a prática do ciclismo”, afirmou. Ela elogiou a participação da Prefeitura no evento.

Exatamente pela conscientização a corretora de imóveis Cibele Priscila dos Rei participou do pedal. “Não deixem para procurar tratamento quando a doença já está muito avançada”, alertou, aconselhando que as mulheres aproveitem o mês e façam seus exames de prevenção ao câncer de mama e de cólo de útero.