Curso é fruto de parceria entre a Prefeitura de Trindade, o Sistema Faeg, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais. Alunos estão aprendendo a produzir linguiças, carnes serenada, de lata, paçoca, recheada, almôndegas, entre outras. Iniciativa envolve as secretarias municipais de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Serviços

Está sendo promovido até quinta-feira (28/04) o curso de processamento artesanal de carnes no Cras Laguna.  Esta é a segunda turma a fazer o curso, que é fruto de parceria entre a Prefeitura de Trindade com o Sistema Faeg, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais.

Os participantes estão aprendendo a fazer onze tipos de processamentos de carnes, tipo linguiças, além de carnes nas formas serenada, de lata, paçoca, recheada, almôndegas, por exemplo.

Da parte da Prefeitura de Trindade, a iniciativa envolve as secretarias de Assistência Social e de Indústria, Comércio e Serviços, sob o comando, respectivamente, dos secretários municipais Gabriela Alves e Gustavo Queiróz.

Os cursos, lembra Gustavo Queiróz, são oportunidade para famílias de comunidades mais vulneráveis, de acesso a cursos de qualificação profissional com perspectiva de abrir o próprio negócio, “ter oportunidade de trabalho, ter o primeiro emprego, gerando renda e fomento à economia local”.

Um exemplo é Patrícia Alves que sonha com um negócio próprio. “Quero aproveitar o que eu aprender aqui para ter meu próprio sustento”, enfatiza.

Os alunos estão aprendendo desde higiene e segurança até a realização do prato, participando também da etapa de degustação do que foi elaborado. Eles recebem ainda uma apostila e, ao final das horas cumpridas, também recebem um certificado de participação do Senar Goiás.

Teresina Lobo, instrutora desta segunda turma, salienta que os professores são certificados pelo Senar e isso ajuda a formação de alunos com a qualificação necessária para iniciar no mercado.

Além do passo a passo do processamento das carnes, o curso também orienta sobre a precificação dos produtos que os alunos vão produzir para vender. “Ensinamos como produzir, como calcular o preço, como etiquetar os produtos”, exemplifica.