Integrantes festejaram os números positivos que até agora sinalizam se tratar de uma das mais seguras e organizadas romarias. “Com saldo de mais de 1 milhão de devotos, baixos índices de ocorrências, todas sem gravidade, e a cidade preparada para receber muito mais pessoas até domingo, podemos afirmar que se trata da mais segura Romaria já realizada em Trindade nos últimos anos”, enfatizou o presidente da Sala de Gestão Integrada, Rodrigo Bueno

Os componentes da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022 estimam que 1 milhão e 172 mil pessoas já vieram para a Romaria de Trindade este ano. As celebrações iniciaram dia 24 de junho.

Reunidos na manhã desta sexta-feira (01/07) no Centro Administrativo, representantes do gabinete do prefeito Marden, de órgãos da prefeitura, da polícias Militar, Civil, do setor hoteleiro e da Igreja Católica, os integrantes festejaram os números positivos que sinalizam até agora se tratar de uma das mais seguras e organizadas romarias já realizadas.

Destacaram, inclusive, que a Romaria do Divino Pai Eterno é a primeira celebração religiosa brasileira com número expressivo de participantes em período pandêmico, servindo, portanto, de termômetro para outras celebrações nacionais.

Na avaliação do presidente da Sala de Gestão Integrada, Rodrigo Bueno, o balanço até o momento é bastante positivo. “Com saldo de mais de 1 milhão de devotos, baixos índices de ocorrências, todas sem gravidade, e a cidade preparada para receber muito mais pessoas até domingo, podemos afirmar que se trata da mais segura Romaria já realizada em Trindade nos últimos anos”, enfatizou ele.

O resultado de todo o esquema de vacinação, realizada no Portal da Fé e imediações do Centro, onde ficam as igrejas mais procuradas, de testagem de Covid-19, que está sendo realizada no Hetrin e na UBS Centro, assim como os balanços da fiscalização de posturas, o quantitativo de público deste ano, de ocorrências policiais e socorro dos bombeiros, deve ser divulgado após as celebrações finais, marcadas para o domingo (03/07), um dos pontos altos da festa de Trindade.

Porta voz da Basílica do Divino Pai Eterno e membro da sala de gestão, o padre Welinton Silva ressaltou que a igreja está feliz pelo nível de comprometimento dos romeiros que estão vindo este ano. “Estamos presenciando uma retomada com romeiros responsáveis que vieram rezar, mas que vieram com seus cartões vacina, prevenidos”, detalhou.

Na avaliação dele, a estruturação da Sala de Gestão Integrada da Romaria foi uma iniciativa de grande impacto positivo para que a Romaria de 2022 esteja sendo de bons resultados com a “congregação de forças apontando e prevenindo falhas”. Ele exemplifica com a presença da PM, dos Bombeiros e de um posto de atendimento da Prefeitura na praça da Basílica do Divino Pai Eterno, reforçando o atendimento durante e após as celebrações que estão sendo a céu aberto para evitar aglomerações.

Com os desfiles de carreiros e de cavaleiros e muladeiros, ocorridos na quinta-feira, os outros momentos religiosos mais destacados do chamado tríduo, ocorrem no domingo. São eles a alvorada festiva às 4h, a Procissão da Penitência às 5h, a Missa Solene da Festa, às 8h, e a Procissão Luminosa de Encerramento, às 17h30.

Shows com fins beneficentes

Por outro lado, também os shows organizados pela prefeitura no Carreiródromo nesta sexta-feira e no sábado, prometem atrair grande público. A entrada é garantida com dois quilos de alimentos (exceto sal, açúcar e farinha).

Cerca de 5 mil famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Trindade vão receber os alimentos recolhidos para as apresentações que têm início às 21h, onde foi montada uma grande estrutura.

Nesta sexta, o show é da dupla Diego & Arnaldo, Guilherme & Santiago, com animação do DJ Rodrigo Bravo. No sábado se apresentam Cléber & Cauan, Vini & Bisioli, e os DJs Wam Baster e Rodrigo Bravo.