PMTT 2023-2032 permite que sejam criados meios para que atividade se desenvolva em todos os fatores, além do religioso, que é preponderante. Foram seis meses de reuniões presenciais e virtuais, com envolvimento de 60 participantes. No Estado, somente Trindade e Cidade de Goiás possuem o plano. Câmara Municipal vai avaliar projeto de lei, que poderá ser utilizado pelos próximos gestores. Sebrae Goiás é parceiro na iniciativa. “Temos condições de dizer que somos protagonistas”, destaca Marden Júnior

O prefeito Marden Júnior fez a entrega do 1º Plano Municipal de Turismo de Trindade (PMTT-2023-2032) durante solenidade realizada na quinta-feira (16/03), no auditório do Senac, Setor Sol Dourado. Documento permite que o poder público possa planejar ações de desenvolvimento da atividade no município pelos próximos 10 anos. Foram seis meses de reuniões presenciais e virtuais, com envolvimento de 60 participantes.

O PMTT permite que sejam criados ordenamentos e meios para que a atividade se desenvolva em todos os setores, além do fator religioso, que já é preponderante. O estudo está dividido em sete tópicos, entre eles levantamento do cenário atual, mapa estratégico para o turismo de Trindade, e fatores críticos de sucesso.

O evento contou com as presenças de representantes do Sebrae Goiás, parceiro da Secretaria Municipal de Turismo na elaboração do documento, e do Conselho Municipal de Turismo de Trindade.

O prefeito Marden Júnior agradeceu a todos que participaram da elaboração do PMTT e o apoio recebido pelo governador Ronaldo Caiado, por meio da Goiás Turismo.

“Temos condições de dizer que somos protagonistas na organização do turismo no município, que envolve infraestrutura, trabalhos com eventos e uma atenção especial com a formação dos profissionais que atuam no setor. A abrangência é grande”, afirma Marden Júnior.

“Trindade sai à frente com um plano desse nível. Somente a Cidade de Goiás tem algo parecido no Estado. Agora é trabalhar para que o turismo seja cada vez mais sustentável em nosso município”, destaca o prefeito.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destaca a preocupação que o prefeito Marden Júnior tem em profissionalizar o setor no município. “A prefeitura precisa de ajuda em termos financeiros, e esse plano é um documento certo para viabilizar os processos administrativos. Todo o segmento precisa de profissionalização, e o gestor investe nisso para que consiga resultados mais qualitativos no curto prazo”, enfatiza.

“O planejamento é essencial para desenvolver atividade turística sustentável, e não termina aqui, começa. O plano será constantemente atualizado”, explica a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarim. “A partir de agora, todos que compõe o setor terão um único rumo que vai facilitar na hora de otimizar recursos e andar mais rápido com as ações”, completa.

O plano traz, ainda, o peso jurídico, ao permitir que sejam destinadas emendas parlamentares ao município. O deputado estadual Cristiano Galindo, que faz parte da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, está atento ao que poderá ser enviado ao desenvolvimento da atividade, em Trindade.

“A Assembleia Legislativa apoia a elaboração desse projeto, e acolhe o Plano Municipal de Turismo de Trindade que está muito bem estruturado. Isso vai permitir que seja possível destinar emendas parlamentares. Isso é o que pretendemos e queremos”, diz Galindo.

A Igreja Católica de Trindade também esteve presente. O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins da Silva, concedeu uma benção especial ao Plano Municipal de Turismo e a todos os participantes da solenidade.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Trindade, Pastor Zeca, informa que, nas próximas semanas, o Plano Municipal de Turismo será levado como projeto de lei à Casa, onde será votado. Após aprovação, o documento pode ser utilizado pelos próximos gestores do município para que sigam as orientações e garantam a efetividade dos estudos apresentados.

“Não tenho dúvidas de que vai ser apresentado e votado com muita rapidez. Esse plano só traz benefícios para a gestão atual e para o futuro de Trindade. Nosso município será, ainda mais, reconhecido pelas potencialidades que aqui existem”, pontua Pastor Zeca.

A solenidade contou com as presenças dos vereadores Dr. Dyego, Márcia do Edmilson, Baiano do esporte, Bruno Noronha, Amigo Leobino, Hélio Braz, Wender Bodin e Raimundo Neto.