Iniciativa da Agência Municipal de Turismo e Cultura visa oferecer ao visitante vivência exclusiva e criar memórias singulares a partir de experiências por meio da gastronomia, olaria e artesanato da cultura local. Previsão é início a partir de março, sendo realizado duas vezes por mês em finais de semana

A Prefeitura de Trindade, por meio da Agência Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae Goiás, desenvolve, no distrito de Santa Maria, o projeto Turismo de Experiência.

A proposta visa oferecer ao visitante uma vivência exclusiva e criar memórias singulares a partir de experiências significativas por meio da gastronomia, olaria e artesanato da cultura local.

O ponto de encontro escolhido para colocar o projeto em prática foi a Escola Municipal de Escultura e Artesanato do distrito de Santa Maria. Na sexta-feira (14/01) aconteceu no local um evento-teste, em que vários convidados puderam participar de uma demonstração do que o turista que passará por Santa Maria poderá conhecer.

Um dos convidados foi o chefe de Gabinete Rodrigo Bueno que, na ocasião, representou o prefeito de Trindade, Marden Júnior. Durante o evento, ele pontuou que o incentivo à cultura e ao turismo em Santa Maria representa muito para o município de Trindade.

“O prefeito Marden Júnior, juntamente com o presidente da Agência de Turismo e Cultura, Warley Lopes, inova ao fazer com que o distrito seja também um ponto de turismo e cultura da nossa cidade”, disse Rodrigo Bueno.

A consultora do Sebrae, Cynthia Bretas, explica que, após visitar vários lugares no município, à procura de um local que abrangesse o maior número de pessoas, a escolha por Santa Maria se deu pelo valor agregado, uma vez que já existe uma cultura com artesanato e a feira gastronômica. A experiência utiliza arte, pintura, artesanato e gastronomia, com integração entre a Casa de Artes e a Escola Municipal de Artesanato de Santa Maria.

Para fazer parte da experiencia gastronômica, ao lado da chefe de cozinha, Amanda Magalhães, os moradores que participaram do projeto desenvolveram, durante os meses de outubro e novembro, receitas que contemplam ingredientes do município, como o queijo caseiro, a linguiça, a carne de lata, o café torrado e o doce.

Os pratos criados receberam nomes que representam um pouco da região, como a Torta Artesã, o Bolo de Santa Maria, a Rosca Pai Eterno, o Biscoito Padre Pelágio e o Pão Trindadense.

Para que o turista possa vivenciar cada experiencia proposta, passando pela Casa das Artes, podendo pintar uma tela e conhecer mais sobre as pinturas, fabricar uma peça de argila da Escola de Artesanato ou mesmo preparar um prato com os ingredientes locais, um portal será criado, para fazer a conexão do projeto ao visitante interessado em participar.

A previsão de Warley Lopes é que o turismo de experiência tenha início no distrito de Santa Maria a partir do mês e março, sendo realizado duas vezes por mês em finais de semana.

“Nós estamos terminando de formatar, fazendo os experimentos, colocando tudo em planilhas, para que, no mês de março, a gente lance esse grande projeto em nível estadual para que as pessoas descubram Santa Maria”, conclui Warley.