Valorização da produção local vai além do Dia do Artesão. Gestão municipal investe em educação e cultura para impulsionar essa forma de expressão, promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos artistas do município

A Prefeitura de Trindade incentiva e valoriza o artesanato produzido no município. O Dia do Artesão é celebrado em 19 de março, e é lembrado diariamente pela valorização municipal do trabalho artesanal. A Escola Municipal de Artesanato e Cultura, que cresce a cada ano, é um exemplo disso, ao receber mais alunos a cada período letivo.

As peças artesanais personalizadas são uma marca registrada do trabalho desses profissionais, cuja singularidade é ressaltada pela prefeitura. Segundo dados do IBGE de 2022, o Brasil possui mais de 8,5 milhões de artesãos, que movimentam cerca de R$ 100 bilhões anualmente, 3% do PIB nacional.

Em Trindade, a prefeitura criou, em janeiro de 2017, a Casa do Artesão, localizada no Distrito de Santa Maria. Nesta estrutura funciona a Escola Municipal de Artesanato e Cultura, onde são ministradas aulas de argila e pintura. Além disso, a Casa do Artesão oferece um espaço para exposição e comercialização das peças produzidas pelos alunos e moradores do Distrito.

As aulas na Escola Municipal de Artesanato e Cultura são gratuitas, e inclui o fornecimento de materiais como argila, torno, tintas e telas. As atividades ocorrem das 8h às 17h e são abertas para todas as idades, desde que os participantes mantenham regularidade nas aulas.

Um exemplo é Rafaela Soares Pereira, uma estudante de 11 anos que frequenta as aulas de artesanato após o período escolar. Ela destaca os benefícios do trabalho manual para o desenvolvimento motor e mental, além de ser uma forma de relaxamento. A diretora da Casa do Artesão, Ivone Alves de Freitas, ressalta o impacto positivo do artesanato na saúde mental das pessoas, destacando casos de superação da depressão.

Outro aluno, Benedito Ferreira Pinto, relata a experiência transformadora com o artesanato, que mudou completamente seu estilo de vida e se tornou uma terapia benéfica para sua saúde mental.

Inicialmente focada apenas em artesanato, a Casa do Artesão expandiu as atividades para incluir áreas como gastronomia, música e psicoterapia, sob a supervisão da Secretaria de Turismo e Cultura. A prioridade da gestão é a profissionalização dos artesãos, com oferta de cursos e oportunidades de participação em eventos para impulsionar o crescimento.