Trabalho de emergência será feito para evitar que a estrutura tenha alguma ruptura e cause acidente que pode atingir bairros vizinhos. Manutenção é de responsabilidade do proprietário da Fazenda Lacuturno

Técnicos da Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, estiveram nesta quinta-feira (15/02) na represa do Córrego Anil, área urbana do município.

No local foram feitas análises sobre o que será realizado para recuperar a vala de escoamento da água. O secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, esteve na represa e explicou que a Fazenda Lacuturno é uma propriedade particular, mas que está dentro do município.

Em caso de rompimento da represa, o grande volume de água pode atingir residências de bairros vizinhos. Por isso, a obra emergencial realizada pelo poder público.

A represa do Córrego Anil foi o primeiro ponto de captação de água da Saneago na década de 1970. A administração municipal da época auxiliou na construção da estrutura.

Atualmente, a Prefeitura de Trindade não possui nenhuma obrigação em manter a estrutura de forma segura. Porém, o risco de acidente permite que a recuperação emergencial seja feita.

A Secretaria de Meio Ambiente já iniciou a elaboração de um laudo onde constam todos os detalhes da situação atual da represa. Os proprietários da Fazenda Lacuturno serão notificados e terão que apresentar o licenciamento ambiental.

“Acompanhamos essa represa há dois anos. Na chuva deste ano a erosão aumentou muito e será preciso realizar uma recuperação de emergência. O volume de água aqui é muito grande. Mas, a partir de agora todo serviço será documentado, entregue ao proprietário que terá o dever de fazer a manutenção da área. O que não queremos é que a população seja exposta a riscos desnecessários”, pontua o secretário Roberto Badur.