Aulas são iniciadas nesta segunda-feira (17/01), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Laguna Park, e serão três dias consecutivos. Ensinamentos trabalham pontos como importância da higiene e segurança no processamento de alimentos, principais critérios para aquisição de carnes, e como conservá-las. Iniciativa é das secretarias de Indústria, Comércio e Serviços e Assistência Social. Capacitação é um dos pontos centrais do plano de governo do prefeito Marden Júnior, tendo em vista proporcionar melhor qualidade de vida para moradores

A Prefeitura de Trindade, em parceria com Senar Goiás, Sindicato Rural de Trindade e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realiza o curso de Processamento Artesanal de Carnes. As aulas foram iniciadas nesta segunda-feira (17/01), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Laguna Park.

Os alunos tiveram ensinamentos teóricos, nesta segunda-feira. Serão três dias consecutivos do curso de capacitação. As aulas trabalham pontos como a importância da higiene e segurança no processamento de alimentos, principais critérios para aquisição de carnes, e como conservá-las.

Uma das alunas é Fabiana Gadotte, de 31 anos, moradora do Setor Novo Paraíso, que já trabalha com a confeitaria. Ela buscou essa oportunidade para adquirir mais uma fonte de renda.

“Essa é uma oportunidade muito boa, para a gente agregar conhecimento. Eu mesma fiz a inscrição para ter uma fonte de renda extra, além da confeitaria. Também quero mexer com carnes em lata. E é muito bom porque a gente pode usar em casa também”, contou Gadotte.

Quem também se inscreveu e está participando das aulas é o eletricista Vandeir Lima, de 42 anos, morador da Vila Roberto Monteiro. O morador afirma que, para ele, essa “é uma ótima oportunidade para a população, nós temos só a ganhar. Estou adquirindo conhecimento e posso até abrir um novo empreendimento por meio desse curso e eu só tenho a agradecer”.

De acordo com a instrutora do Senar, Terezina Lobo, esse curso é um resgate da cozinha rural, ensinando a fabricação de cinco tipos de linguiça, também, as técnicas de carne de lata, como ela é conservada e o tempo de conservação, tanto dela, quanto de almondegas e do falso lombo (carne cheia conservada na banha de porco). Os alunos também vão aprender a fazer a carne serenada, carne de sol, paçoca, entre outros.

“Hoje está muito em foco as comidas artesanais, então esse é um curso para as pessoas ganharem dinheiro ou também para praticarem em casa mesmo, para ter fartura em casa, é um curso muito dinâmico. Espero que os alunos tenham um bom aproveitamento”, disse Terezina Lobo.

O curso de Processamento Artesanal de Carnes está sendo realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Industria, Comércio e Serviços e a Secretaria de Assistência Social.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Queiroz, destaca que, dentro do plano de governo do prefeito Marden Júnior, uma das metas é desenvolver cursos acessíveis para a população, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social.

Segundo Gustavo, isso é importante porque a prefeitura dá apoio e fomenta a economia local. Com isso, melhora a qualidade de vida, gera mais empregos e renda para o município.

“Colocamos em prática o plano de governo do prefeito Marden Júnior. Implantamos políticas públicas, juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Trazemos esse curso de processamento artesanal de carnes para que as famílias assistidas possam ter oportunidade de qualificação, e participar do mercado de trabalho”, pontuou Gustavo Queiroz.

O objetivo é de que, ao longo do ano e da gestão, esse trabalho em conjunto possa beneficiar várias famílias no município, como afirma a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves.

“Estamos trazendo para nossa comunidade, como já tínhamos feito, a proposta de um ano de oportunidades, para que nossas famílias possam se qualificar e melhorar a qualidade de vida”, afirmou Gabriela Alves.